Cidadão

Londrina conta com 55 eventos de provas pedestres e ciclísticas em 2026

O calendário fica disponível no site da Fundação de Esportes de Londrina; ao longo do ano, mais de 45 dias estão ocupados com provas

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) divulgou o calendário de provas pedestres e ciclísticas de 2026 na cidade. No total, 55 eventos serão realizados, cobrindo grande parte do calendário esportivo de Londrina. A programação já está disponível no site da FEL.

A quantidade total de datas supera o calendário de 2025, quando 48 eventos fizeram parte do cronograma da FEL. Em janeiro deste ano, Londrina recebeu dois eventos: Cresol Run/ Aterro Lago Igapó/ 5KM e 10KM, Track e Field Experience Running/ Avenida Rio Branco/ 4KM, 8KM e 11KM.

O diretor técnico da FEL, Vilmar Caus, o Mazinho, expressou motivação ao comentar sobre os processos para construir um calendário com mais eventos. “Quem vive dentro sabe a dificuldade que é essa organização, entre pedestres, ciclismo, carros, e o evento acaba mexendo com tudo isso, são vários fatores. O poder público está cada vez mais organizado e atualizado com essas demandas. Para Londrina, é importantíssimo ter vasto calendário e estarmos dentro desse calendário de corridas é uma honra”, frisou.

Foto: Ilustrativa

Em uma pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), mostra uma forte expansão das provas no país. Foram 5.241 provas realizadas em 2025, contra 2.827 em 2024, um aumento de 85%.

O estado com o maior número de corridas de ruas no ano passado foi São Paulo, com 1.311. Abaixo da capital paulista estão Paraná e Santa Catarina, com 645 e 478 eventos, respectivamente.

O sócio-diretor da Capa Eventos, Guilherme Piazzalunga, destacou os principais motivos que levaram ao aumento constante do número de corridas. “É o esporte mais acessível e democrático. Por exemplo, quando a pessoa sai do sedentarismo, que busca fazer um esporte, você pode começar com uma caminhada e depois começar a correr, precisando somente de um tênis”, disse.

Guilherme ainda acrescentou que esse movimento crescente gera impactos em áreas como saúde e economia. “Se temos mais provas, temos mais pessoas se preocupando com a vida saudável. Isso gera um envolvimento maior com os produtos e serviços e um maior investimento por parte das empresas”, destacou.

Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos