Biblioteca Móvel atende 227 crianças esta semana
Projeto conscientiza preservação ambiental; Parque Arthur Thomas recebe projeto da Fundação SOS Mata Atlântica
O projeto de educação ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), “Biblioteca Móvel Ambiental” vai atender, esta semana, a 227 crianças de três escolas da cidade. O ônibus equipado com livros e filmes sobre o meio ambiente visita as escolas municipais San Izidro, Gaspar Veloso e Miguel Bespalhok.
Amanhã (30), a Escola Municipal San Izidro, localizada na rua Maria de Oliveira Melo, 285, recebe a visita do ônibus. O projeto atende duas turmas (3º e 4º anos do ensino fundamental), em um total de 56 crianças.
Na quarta-feira (31), 117 alunos de quatro turmas de 2ª séries da Escola Municipal Gaspar Veloso, localizada no conjunto Sebastião de Melo, na rua Alionar Baleiro, 175, recebem a visita da Biblioteca Móvel. Já na quinta-feira (1°), o ônibus estará na Escola Municipal Miguel Bespalhok, na rua Bartira, 56, atendendo a 54 alunos de duas turmas de 3º ano.
Segundo a monitora do Biblioteca Móvel, Rosy Ferreira, o projeto tem o propósito de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. “É um incentivo à leitura em temas ambientais e a gente percebe o interesse e a participação dos alunos, pois são atividades diferenciadas. O projeto auxilia ainda no conteúdo da aula”, observou.
Voltado para a educação ambiental, com o objetivo de reforçar o aprendizado por parte dos estudantes, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) também realiza o projeto Descobrindo o Parque que, nesta quarta-feira (31), vai levar 60 alunos do 4° ano da Escola Municipal D. Pedro II, de Jataizinho, para conhecer a fauna e a flora nativas do Parque Arthur Thomas.
Esta semana, o Parque Arthur Thomas ainda recebe, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Neste período, o caminhão itinerante adaptado do projeto vai fornecer aos visitantes do parque atividades interativas de educação ambiental, como oficinas com materiais recicláveis, exposições, jogos e brincadeiras educativas, exibições de filmes, maquetes interativas, entre outras atividades.
Na quinta-feira (1°), 56 alunos do 3° ano da Escola Municipal Cláudio Costa visitam a exposição. Na sexta-feira (2), mais 50 alunos de 3° ano da escola Cláudio Costa e uma turma 35 crianças do 6° ano da Escola Estadual José Aguileira terão contato com as atividades promovidas pelo projeto.
“Esse é um incentivo a mais para que as pessoas visitem e conheçam o parque e tenham contato com a nossa mata”, disse a monitora.
O caminhão adaptado do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” estará disponível para visitação no dia 31, das 11h às 16h, e, nos demais dias, das 10h às 16h.




