Ações de remoção de galhos e árvores caídas avançam em Londrina
Desde o dia 23 de outubro, equipes da Sema recolheram 95 árvores derrubadas; já a CMTU realizou 178 intervenções de natureza diversa

Desde o dia 23 de outubro, equipes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) recolheram 95 árvores que haviam sido derrubadas pela tempestade ocorrida naquela data. Além disso, os trabalhadores também coletaram 119 galhos caídos. As informações constam de balanço contabilizado até a última quinta-feira (4). A partir de hoje (8), as ações também incluirão as 25 árvores tombadas pelo temporal do último domingo (7).
Para agilizar os serviços, a Sema vem fazendo plantões, como os realizados em duas datas consideradas ponto facultativo no serviço municipal, os dias 29 de outubro e 1º de novembro. As equipes também estiveram em atividade nos dois últimos sábados, os dias 30 de outubro e 6 de novembro. Em todas as ocasiões, o serviço foi executado por aproximadamente 40 trabalhadores, entre servidores e funcionários terceirizados, das 7h às 17h.
O diretor de Áreas Verdes da Secretaria do Ambiente, Gerson Galdino, informou que os trabalhos continuam em diferentes regiões de Londrina. “Já havíamos praticamente finalizado as atividades em algumas áreas. Porém, com os novos vendavais ocorridos no último domingo (7) e hoje (8), precisaremos de mais alguns dias de trabalho para concluir a remoção”, disse.
Assim como a Sema, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também tem executado serviços de remoção de árvores caídas, galhos e outros resíduos verdes. Ao todo, o órgão realizou 178 intervenções diversas desde 23 de outubro. Esse trabalho é executado por 21 funcionários, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
De acordo com o diretor de Operações do órgão, Álvaro do Nascimento Marcos, as ações têm contribuído para eliminar os transtornos causados à população. “Ao retirar esses galhos e árvores, desobstruímos as ruas, facilitando o tráfego e proporcionando mais segurança para pedestres e motoristas”, pontuou.
Tempestades – Durante o temporal ocorrido no dia 23 de outubro, a Defesa Civil municipal contabilizou 296 ocorrências de natureza diversa. Do total de chamadas registradas, 215 se referem a quedas de árvores, 73 destelhamentos, quatro deslizamentos, três solicitações de vistoria e um alagamento. A região mais atingida foi a zona norte, com 132 registros, seguida pela zona leste (58), oeste (42), centro (40), e sul (24).
Já no último domingo (7), foram registradas 32 ocorrências, sendo 25 quedas de árvores, cinco destelhamentos, um ponto de alagamento e uma enxurrada. Além disso, a Defesa Civil contabilizou danos em 10 unidades escolares municipais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino, pelo telefone (43) 3372-4762.