Cidade

Fucart apresenta 4ª edição de Dança nas Escolas

Espetáculo de dança clássica e contemporânea será apresentado nesta quinta na Escola David Dequech

O projeto “Dança nas Escolas” da Fundação Cultural Artística de Londrina (FUNCART) será  realizado, em duas apresentações de dança clássica e contemporânea, respectivamente, às 11h e às 14h, da próxima quinta-feira (1°), na Escola Municipal David Dequech, localizada na rua Argélia, 166, Parque Ouro Branco.

O espetáculo é apresentado por 40 alunos da Escola Municipal de Dança de Londrina. A expectativa é que aproximadamente 500 pessoas, entre elas, alunos, professores, funcionários e pais, assistam a apresentação.

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal de Dança, Patrícia Proscêncio, o espetáculo é apenas uma das etapas do projeto. “O ‘Dança nas Escolas’ é mais amplo, envolve oficinas para os professores, seguidas de um trabalho com os alunos em sala de aula. Após as oficinas, acontece uma seleção de dez alunos para, por escola,  ingressarem como bolsistas, na Escola Municipal de Dança”, contou.

O “Dança nas Escolas” é realizado desde 2007 pela FUNCART, com recursos da Secretaria Municipal da Cultura. A partir de 2008 até 2010, contou também, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Segundo Patrícia, está é a quarta apresentação do ano em escolas municipais de Londrina, que já aconteceu nas escolas municipais Cecília Hermínia Gonçalves, Elias Kauam e Mari Carrera Bueno. “São selecionadas, a cada ano, cinco escolas municipais, em que o projeto será desenvolvido”, contou.

“Este programa oportuniza contato e acesso da linguagem da dança para alunos e professores, através do trabalho, na perspectiva dos três campos conceituais: fazer, apreciar e contextualizar. Por isso, as oficinas, tanto teóricas quanto práticas, ensina aos alunos o que é a dança e os movimentos, além de proporcionar ao professor a instrumentalização pedagógica de como utilizar a dança no ensino”, destacou.

Patrícia ressaltou, ainda, a importância da “Dança nas Escolas”, tanto aos alunos quanto à Fundação. “Para as crianças, proporciona o maior oportunidade de conhecimento da dança e de um possível futuro nela, e, para a FUNCART, aumenta as condições de selecionar novos talentos”.

Até o momento, o projeto já percorreu 25 escolas da Rede Pública Municipal de Londrina, ofereceu gratuitamente oficinas para aproximadamente 400 professores e a cerca de 6.000 alunos. Foram 47 apresentações de dança abertas a um público de mais de 12.000 pessoas. Além disto, 240 alunos das escolas envolvidas foram selecionados para frequentar, gratuitamente, o curso regular de dança clássica da Escola Municipal de Dança.
 
A próxima a receber o “Dança nas Escolas” é Escola Municipal Jovita Kaiser, no Alto da Boa Vista, no dia 20 de setembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos