TCE-PR debate ações para meio ambiente em Londrina
Experiências de fiscalizações nos últimos 15 anos serão expostas em seminário dirigido a profissionais da área
Londrina recebe, nesta quarta-feira (31), às 8h30, o primeiro de três seminários com o tema “O Tribunal de Contas com o foco no Meio Ambiente”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O encontro acontece no Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Londrina e Região (SINCOVAL), na rua Ana Neri, 300, no jardim Caiçaras.
Durante o evento, serão apresentadas as experiências de fiscalização ambiental reunidas pelo TCE-PR, nos últimos 15 anos. Neste período, além das auditorias, também são analisados os resultados das ações e programas governamentais, com o objetivo de confirmar se estas ações atingem efetivamente sua finalidade de melhorar a qualidade de vida da população.
Estão previstos debates e palestras com especialistas e técnicos do Tribunal. A primeira palestra, presidida por Fernando Augusto Mello Guimarães, começa às 9h15, com o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento: A questão da sustentabilidade dentro das políticas públicas, com posterior debate. Logo após, o Destino dos Resíduos Sólidos e Líquidos será debatido pelos presentes.
No período da tarde, “Saneamento – uma questão de Meio Ambiente” abre as discussões. Depois, o Tribunal apresenta resultados e debate o case das Auditorias Operacionais (AOP). Ângela Cássia Costaldello debate, em seguida, o Planejamento Urbano no Contexto Ambiental.
O seminário é dirigido a gestores e profissionais que tenham envolvimento direto na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental. A meta é buscar uma gestão participativa, envolvendo o órgão de controle externo, os gestores públicos e a sociedade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Tribunal, no endereço http://www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_inscricao.aspx?evento=794 .
O secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, estará presente nos seminários, acompanhando as discussões. “É uma maneira de recebermos esclarecimentos e orientações sobre a nova legislação dados pelo próprio Tribunal de Contas,” afirmou.
Faraco ressaltou a importância do município receber o seminário. “O meio ambiente é muito importante para a cidade e deve ser tratado com muito cuidado e carinho. A área tem ampla integração com a saúde e a educação da cidade, que são fundamentais para o município.” O secretário ainda disse que espera alcançar bons resultados com o seminário.




