Destaques

Barbosa Neto empossa Conselho Municipal do Idoso

Barbosa Neto empossa Conselho Municipal do Idoso

Conselheiros discutem políticas voltadas ao idoso; prefeito destacou benefícios  conquistados nesta gestão

O prefeito Barbosa Neto assinou, hoje (12), o Decreto nº 833/2011, que dá posse ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, biênio 2011-2013. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença de diversas lideranças de grupos de idosos da cidade e servidores municipais.

O Conselho é formado por 50% dos membros do governo e 50% de membros da sociedade civil organizada. Os representantes da sociedade civil foram eleitos na 6ª Conferência Municipal do Idoso, realizada em meados de agosto. Os outros 11 são indicação do prefeito. Do total de 22 conselheiros, hoje foram empossados 19. Os dois representantes da sociedade civil que faltam serão eleitos em eleição complementar.

A secretária Municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, afirmou que, a cada novo Conselho, é dado um passo à frente. “Cada Conselho se renova, se renovam as forças e as pessoas se capacitam mais”, observou.

Liz Clara destacou que o Conselho tem uma importância grande, porque estará junto à Secretaria do Idoso, para ajudar a pensar a política municipal do Idoso em Londrina. Ela ressaltou a participação de entidades reconhecidas no Conselho do Idoso, como a Associação Médica de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, associações de moradores, entre outras entidades.

A secretária disse ainda que os conselheiros assumem um desafio muito grande, já que a cidade tem 511 mil habitantes, sendo 13% de população idosa. “A cada momento que mais pessoas envelhecem, o poder público precisa se reorientar com os serviços que devem ser diferenciados e aumentados. Assim como a sociedade civil também tem a sua responsabilidade”, disse.

“O conselheiro contribui para a humanidade. Ele não tem uma remuneração, ele se doa nesse serviço”, frisou Liz Clara. Ela disse também que, além do conhecimento da política, o conselheiro precisa ter força de vontade, “querer que as coisas deem certo”.

Em nome das entidades civis organizadas, o conselheiro Aparecido Bidóia afirmou que se sente honrado em fazer parte do Conselho do Idoso. “Eu tenho conhecimento em desenvolvimento, tecnologia, ensino e pesquisa. Acredito que vou poder contribuir muito com a Prefeitura”, garantiu.

O prefeito Barbosa Neto parabenizou todos os conselheiros empossados e disse que é uma satisfação ver tantas pessoas atuantes, que lutam pelos direitos das políticas públicas em benefício dos idosos de Londrina. O prefeito falou também que a administração procura ser respeitosa a todas as deliberações tratadas no Conselho.

“O idoso sempre esteve como prioridade absoluta da nossa administração”, garantiu o prefeito. Ele respaldou isso nos avanços em benefício dos idosos criados na sua gestão, como a Central de Atendimento. “Central que trata de denúncias de abuso de violência, pressão psicológica, maus tratos aos idosos”, explicou Barbosa Neto.

O prefeito citou também o Centro de Vivência, na zona leste, que está sendo construído. “Com auditório, oficinas, cozinhas comunitárias”, observou. “Isso é fruto também da discussão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”, completou.

Barbosa Neto falou do Restaurante Popular, que também está em construção, ao lado do Terminal Urbano. “O idoso, que não paga a tarifa do ônibus, vai poder sair do terminal, fazer a sua refeição, por R$1,50, com salada, carne, arroz e feijão. Cada dia um cardápio diferente”, pontuou.

“Londrina é hoje a cidade do Brasil que percentualmente tem o maior número de academias ao ar livre em todo o país. Isso é injeção de saúde”, destacou o prefeito Barbosa Neto. “Nós temos essa política voltada para preconizar os direitos da pessoa idosa. E eu tenho certeza que teve muitos avanços no comando da secretária Liz Clara, que sempre agradeceu o apoio dos conselheiros”, disse.

Barbosa Neto empossa Conselho Municipal do IdosoNa cerimônia também foi assinado o pacto de gestão “Por um envelhecimento digno em Londrina”. Documento tirado na Conferência Municipal do Idoso.  O pacto já foi assinado por todos os secretários municipais e todos os órgãos municipais de Londrina. O pacto é um compromisso de manutenção e fortalecimento da Secretaria Municipal do Idoso e demonstra a sensibilidade da administração de cuidar, cada vez mais e melhor, de todos os idosos londrinenses.

Conheça os conselheiros empossados hoje:

-Representantes do poder público local:

Liz Clara Ribeiro de Campos – Secretaria Municipal do Idoso

Eliane Barbosa Santos Pagani – Secretaria Municipal de Assistência Social

Leonardo Ramos – Secretaria Municipal de Cultura

Luciane Cristina Coutinho – Secretaria Municipal de Educação

Lisnéia Aparecida Rampazzo – Secretaria Municipal da Mulher

Joaquim Oliveira – Secretaria Municipal de Planejamento

José Osvaldir Mansan – CMTU

Tânia Mara Rodrigues – Codel

Silvana Gomes Correia – Cohab/Ld

Martha Beatriz Issa – Secretaria Municipal de Saúde

Alexandre Venâncio da Silva – FEL

– Representantes da sociedade civil

Ângela Sanches – Asilo São Vicente de Paula

Joanita Lopes – Casa de Repouso Longevitá

Carmen Favoreto – Casa de Maria

Ana Lúcia Barboza – Associação Projeto Pão da Vida

Rosângela Aparecida Andrean – Conselho Regional de Serviço Social

Millien Lacerda Malinowski – Conselho Regional de Psicologia do Paraná

Aparecido Bidóia – Associação de Moradores dos Jardins Alpes I, II e III, Portal de Bianca e Pampulha

Pedro Aloysio Krelling – Associação Médica de Londrina

André Luís Silva – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Fotos: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos