Prefeitura acolhe exposição da escola Ikebana Ohara-Ruy

Saguão da prefeitura sedia exposição de Ikebana formada por 30 vasos de arte milenar japonesa
A prefeitura Municipal de Londrina recebe, no seu saguão, a partir de amanhã às 14 horas, até o dia 17 deste mês, a exposição da escola de Ikebana Ohara-Ruy. Os 30 vasos expostos são da arte milenar japonesa de arranjos florais, nomeada ikebana. Os arranjos foram produzidos por 20 alunos e ex-alunos da escola.
A exposição faz parte da comemoração dos 45 anos da Associação Cultural Ikebana Ohara-Ruy de Londrina (ACIOL), da qual a escola Ikebana Ohara-Ruy faz parte. A ACIOL conta com aproximadamente 50 participantes, dentre eles, alunos, ex-alunos e voluntários.
A palavra Ikebana significa “arranjo de flores”. Segundo a representante da associação, Aiko Regina Oguido, esta arte implica em produzir arranjos florais com materiais que a própria natureza oferece. “São utilizados vasos, flores, galhos, troncos, pedras e raízes. Tudo para harmonizar o trabalho.”
Aiko destacou que a essência dessa arte é estimular a capacidade criadora de cada pessoa. “O objetivo do ikebana é que cada um possa colocar sua criatividade para fora, através da convivência em harmonia com a natureza, tendo a flor como inspiração”, ressaltou.
A professora e mestre do ikebana, Teruko Ogawa, falou sobre o seu prazer em ensinar a arte. “Esta é uma forma de transmitir e divulgar o que é belo e agradável. E, também, despertar nas pessoas o interesse pela natureza”, contou.
Além de expor a arte diferenciada, o evento, realizado anualmente, tem o caráter beneficente. Pois, a cada edição, é escolhida uma instituição da cidade para receber as contribuições arrecadadas durante a exposição. Este ano, as doações serão destinadas à ONG Viver, que atende diariamente aproximadamente 140 crianças com câncer.
A escola Ikebana Ohara-Ruy é localizada na rua Paraná, 453, 8º andar, sala 803, edifício Sul Brasileiro. Para quem se interessar em aprender a arte, as aulas acontecem às quintas-feiras e sábados, a partir das 14h. O telefone para mais informações é (43) 3327-1793.
Fotos: Luiz Jacobs.




