Secretária de Políticas para as Mulheres aborda enfrentamento à violência em programa de rádio
Objetivo é abordar diversos aspectos da violência contra as mulheres e meninas no Brasil, e mostrar os serviços que a Prefeitura e a rede de enfrentamento ofertam para atender às vítimas de violência doméstica

Neste sábado (27), a partir das 9h30, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e a Juíza de Direito da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero, vão participar do programa Paiquerê por Você. Juntas, elas falarão sobre a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Os interessados poderão acompanhar a transmissão pela 91.7 FM e pelo site da emissora: www.paiquere.com.br.

O objetivo é abordar diversos aspectos da violência contra as mulheres e meninas no Brasil. As autoridades apresentarão os números da violência, o aumento de casos gerado durante a pandemia de Covid-19, os serviços de apoio às vítimas, o relato de uma mulher que conseguiu romper com o ciclo da violência e o crime de perseguição, prática conhecida como stalking (Lei Federal nº 14.132/21).
Segundo a produtora executiva do programa, Soraia Ribeiro, a ideia para a realização do encontro surgiu da constatação do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, e do fato de o programa estrear com a transmissão de som e imagem. “Nesse sábado, estamos estreando nosso programa em som e imagem, o que é uma ocasião especial e isso casou com o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, que é uma data extremamente importante para todos. Por isso, decidimos convidar a secretária da mulher, Liange Fernandes, e a juíza da Vara Maria da Penha, a dra. Zilda Romero, para falarem sobre o assunto”, explicou.
Já a secretária municipal de Políticas para as Mulheres considera importante a participação em programas de rádio e televisão, pois através dos meios de comunicação é possível levar a informação até as mulheres e à população em geral. “É importante divulgarmos o que é violência, quais são as formas consideradas em lei e quais são os serviços de enfrentamento e atendimento às vítimas que temos gratuitamente para as mulheres da nossa cidade. Sabemos que os meios de comunicação de massa, como o rádio, a televisão e a internet têm um alcance muito grande e quando falamos por meio deles, muitas pessoas são alcançadas e nos ajudam a propagar as informações. Então, agradecemos muito pelo convite e convidamos a população para participar e enviar perguntas. Estamos abertas para responder e ajudar o maior número de mulheres possível”, convidou Fernandes.
Além delas, vai participar a deputada estadual, Cristina Silvestri, que foi uma das proponentes do Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho no Paraná, iniciativa que visa estimular as mulheres a denunciar a violência e pedir ajuda com a marcação de um X vermelho na palma da mão.
O programa também pretende mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo Nós do Poder Rosa de Londrina. “Muitas mulheres que sofrem violência não sabem qual é o caminho que elas devem buscar para se sentir acolhida. Por isso, a ideia é que a Liange possa explicar isso. Queremos discutir as políticas públicas voltadas a coibir, punir e erradicar qualquer forma de violência contra a mulher e como fazemos para acolher as vítimas e darmos o suporte que elas precisam para resgatar a saúde mental e física, a dignidade e obter a liberdade financeira”, explicou a apresentadora do programa, Fernanda Viotto.
A transmissão do programa integra as ações da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Para ver o cronograma completo das ações em Londrina basta clicar aqui.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal Liange Doy Fernandes, pelo 3378-0113, e com produtora executiva do Programa Paiquerê Por Você, Soraia Ribeiro, 99692-3663.