Cidadão

Treinamento da CMTU para motociclistas atende empresa em Londrina

Também voltada a pilotos comuns, capacitação será ministrada em circuito montado no Autódromo Ayrton Senna

Na próxima segunda (29) e terça-feira (30), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ministrará mais uma edição do seu curso gratuito de aperfeiçoamento para motociclistas, realizado semanalmente no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na região norte de Londrina. Dessa vez, a capacitação atenderá a 22 funcionários de uma empresa terceirizada da Copel, que buscou a iniciativa com o objetivo de reforçar entre os trabalhadores boas práticas no dia a dia das ruas.

Foto: CMTU / divulgação

Composta dos módulos teórico e prático, a formação será realizada das 8h às 12h, em circuito elaborado e executado pela CMTU especialmente para este fim. Além de sinalização, a pista contém curvas abertas e fechadas, quebra-molas, reta, obstáculos e outros elementos presentes na dinâmica viária.

De acordo com André Stabelini, ex-instrutor de autoescola, piloto de motocicleta e agente municipal encarregado do treinamento, o percurso foi concebido de forma a simular o cotidiano das vias. Nele, o piloto tem a oportunidade de aprender a maneira mais correta de reagir a situações adversas e inesperadas encontradas no trânsito.

O diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, destaca que o curso tem como papel o ensino complementar de pessoas habilitadas na categoria A, que muitas vezes saem dos centros de formação sem, de fato, terem contato com a realidade da condução de motocicletas na área urbana.

Foto: CMTU / divulgação

Segundo o diretor, muitos acidentes fatais acontecem entre o público sobre duas rodas por imperícia e, nesse sentido, a capacitação põe em prática a função educativa da CMTU. “É nesse ambiente controlado, com supervisão e segurança, que nós buscamos contribuir com o aperfeiçoamento dos pilotos londrinenses”, frisou.

Reciclagem – Lançado no final de abril, o treinamento gratuito é ministrado às quartas e quintas-feiras e, excepcionalmente, em outros dias da semana. Voltada a motociclistas habilitados e com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, a formação atende tanto motoqueiros comuns quanto empresas interessadas na reciclagem de funcionários.

Desde que entrou em vigor, a iniciativa já contemplou aproximadamente 120 pessoas entre entregadores de aplicativo, motoboys, policiais, advogados, engenheiros e outros profissionais das mais diversas áreas. Do início do ano até o dia 23 de outubro, 20 condutores e um passageiro de moto morreram no trânsito em Londrina.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos