Entrega de alimentos beneficia 18 entidades sociais

Secretaria de Agricultura entregou hoje, através do PAA, 4,725 kg de verduras, hortaliças e frutas
O Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, coordenado em Londrina pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entregou, hoje (20), 4.725 kg de alimentos a 18 entidades cadastradas. A entrega foi feita no antigo Pavilon.
Cada uma das entidades retirou 120 kg de alimentos, variando entre 15 itens: agrião, alface, brócolis, banana, cará, laranja, mandioca, repolho, morango, cenoura, beterraba, acelga, couve, cheiro verde e cebolinha.
Durante a entrega, Giselda Lupion, do Centro de Educação Infantil Nissia Rocha Cabral, localizada no Cafezal I, falou da importância dos alimentos para a instituição. “Vem contribuindo muito para a refeição das crianças, tanto na hora do almoço quanto nos momentos de lanche” e completou falando que todas as frutas, verduras e hortaliças têm contribuído para melhorar a alimentação das crianças.
Já a diretora do Centro de Educação Infantil Anita Correia, Gisele Maria, afirmou que são de grande ajuda, as entregas dos alimentos. “ É uma alimentação saudável, com verduras e legumes fresquinhos e as crianças amam.” Ela também declarou sobre a importância para a saúde. “ As crianças estão recebendo vitaminas, saem da instituição muito bem alimentados.”
O CEI Anita Correia atende, atualmente, por volta de 80 crianças. Segundo a diretora, os alimentos costumam durar os 15 dias até a nova entrega. “Eles gostam muito de bananas e comem muito bem, gostam de laranja e não controlamos nada, é tudo à vontade, damos a quantia até a criança ficar satisfeita.”
A voluntária do Centro de Convivência Faça Uma Criança Feliz, Roselene Avelino Alves, disse que “é muito interessante esse alimento porque serve para alimentar todas as crianças e o que nós percebemos é que muitas delas vão para creche à procura desse alimento.” O Centro atende entre 120 e 130 crianças. “São carentes e que realmente estão precisando, por isso, esse alimento é de grande valor.”
A entrega é feita a cada 15 dias às instituições. Pela manhã, os agricultores entregam os alimentos à Secretaria de Agricultura onde é feita a verificação pelos técnicos. Depois, as frutas, verduras e hortaliças são encaminhadas ao antigo Pavilon onde são retiradas pelas entidades.
O PAA é considerado a maior ação do Governo Federal de incentivo à agricultura familiar. Por meio dele, o governo compra do agricultor familiar os alimentos e repassa às entidades sociais que atendem pessoas em situação de risco ou de carência financeira.
Fotos: Luiz Jacobs




