5ª Primavera dos Museus é realizada na cidade
Evento reúne museus de Londrina, com o objetivo de democratizar o espaço na cidade
Londrina recebe, a partir de quinta-feira (22), a 5ª Primavera dos Museus, integração entre os museus da cidade: Histórico, de Arte, de Ciência e Tecnologia, Rural e a Casa de Memória Madre Leônia Milito. A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Segundo o produtor cultural do evento, Raimundo Maia, a Primavera dos Museus é realizada há cinco anos na cidade; no entanto, este será o primeiro ano que a cidade terá esse movimento ativamente. “É a primeira vez que os museus londrinenses se reúnem para ter uma programação conjunta.”
Para Maia, a Primavera dos Museus é uma iniciativa nacional com a intenção de promover os museus. “O objetivo é que mais pessoas temham acesso a esses espaços. Os museus têm um público restrito e o evento serve para democratizar o acesso”, afirmou.
Várias atividades serão realizadas até domingo (25) no Museu de Arte, localizado na rua Sergipe, 640. Todos os museus disponibilizaram fotos e materiais para a exposição, além do Show da Física e Show da Química promovidos pelo Museu de Ciência e Tecnologia. A entrada é franca para todas as atividades.
A abertura da 5ª Primavera dos Museus será na quinta-feira, a partir das 9h. No entanto, a cerimônia de abertura será no mesmo dia, às 20h, com a presença de autoridades locais, além das apresentações do Coral da Casa de Memória Madre Leônia Milito, do Clube do Choro e da Banda de Músicos de Londrina. Após a cerimônia, o grupo Forró de Pano se apresenta no restante da noite.
A Primavera dos Museus acontece concomitantemente com a 16ª Festa Nordestina, também realizada no Museu de Arte. O tema desta edição será “Mulheres, Museus e Memória” escolhido pelo IBRAM. Em Londrina, o destaque será para a figura de Madre Leônia Milito.
O evento recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina que, segundo o produtor, oferece o espaço físico para a realização do evento, assim como o palco e o som, além da segurança do local que será feita pela Guarda Municipal de Londrina.
Foto: Luiz Jacobs




