Cidadão

16ª Festa Nordestina começa nesta quinta-feira

Música, comida típica, literatura de cordel e artesanato trazem um pedaço do nordeste a Londrina


museuarteLondrina vai poder apreciar neste final de semana, de 22 a 25 de setembro, um pouco da cultura nordestina, sem precisar ir ao nordeste. Isso porque começa, nesta quinta-feira (22), a 16ª edição da tradicional Festa Nordestina de Londrina. O evento será realizado no Museu de Artes de Londrina, com apoio da Secretaria de Cultura e da CODEL.

De acordo com o idealizador e organizador do evento, Raimundo Maia Campos Júnior, mais conhecido como Ceará, o objetivo da festa é trazer um pouco da cultura do nordeste, para que os nordestinos que moram aqui pudessem matar a saudade. “Muitas pessoas que moram aqui não têm condições de voltar ao nordeste, a festa pretende trazer um pouco do nordeste até eles, para que possam também apresentar aos seus descendentes, que não conhecem sua cultura, um pouco da comida típica, da literatura de cordel, do artesanato e da música”, contou.

Ceará ressaltou que esta proximidade, devido à realização da Festa Nordestina, também ajuda no combate ao preconceito. “Já vi, nas festas, pessoas centenárias com seus familiares. O preconceito sempre existiu, mas as pessoas têm preconceito por aquilo que não conhecem. A vivência com a cultura nordestina faz com que as pessoas dissipem este preconceito”, comentou.

O organizador contou que a festa vai abranger todo o Museu de Artes e será realizada concomitantemente à Primavera dos Museus. As apresentações artísticas e barracas de comidas típicas serão montadas sob os arcos do museu. As exposições de artes e artesanato, por sua vez, serão realizadas nas salas do museu.

Durante os quatro dias de festividades, as bandas Forró Pé de Pano, Catingueira, Asa Branca e Trânsito Livre, o Clube de Choro, a Banda de Músicos de Londrina e o Coral Madre Leônia Milito dividem o palco. “No domingo, faremos o dia da diversidade cultural, com recital de poesias, apresentações do movimento hip hop, tambores orientais, pop rock e música raiz regional”, informou Ceará.

As exposições artísticas serão abertas à visitação na quinta-feira, às 9h, mas a festa começa a partir das 18h e vai até as 0h. Na sexta-feira (23), o horário se repete e, no sábado e domingo, a programação começa às 12h com almoço típico. “No sábado à tarde, teremos bailão para a terceira idade, uma parceria com a Secretaria do Idoso”, completou o organizador do evento.

Como todos os anos, a festa tem entrada franca. “É um incentivo para que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar e conhecer a cultura nordestina”, ressaltou Ceará.

O secretário municipal da Cultura, Leonardo Ramos, destacou a importância do evento para Londrina. “A presença de nordestinos em Londrina é muito forte. Este evento é justamente um ponto de encontro entre eles e com a cultura. É uma festa importante, assim como as festas étnicas, as rurais e os festivais”, concluiu Ramos.

Foto Museu de Arte: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos