Cidade

Festival Literário de Londrina homenageia Paulo Menten

Londrix reúne na cidade importantes nomes da literatura; programação com debates, palestras e shows se estende até sábado

O Festival Literário de Londrina (Londrix) reúne até sábado (24), importantes nomes para discutir e pensar a literatura produzida hoje no Brasil, como Fernando Morais, Teixeira Coelho, Luiz Ruffato e vários outros convidados.

A programação 2011 traz ao público debates, palestras, shows, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, além de atividades literárias desenvolvidas com crianças, jovens e idosos. O Festival Literário de Londrina recebe patrocínio do Promic.

A sétima edição do festival vai homenagear o pintor, desenhista, gravador e professor Paulo Menten, que morreu em maio deste ano, aos 83 anos.

Hoje (21), às 19h30, no Teatro Zaqueu de Melo, o professor e pesquisador Carlos Okawati; o produtor Wagner Munhê, que dirigiu um documentário sobre Menten; e a artista plástica Dolores Branco, mulher e parceira de Menten, participam da mesa-redonda “A Poética de Paulo Menten”, com mediação de Fernando Martinez.

Às 22h30, no Café das Letras, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, localizado na rua João Pessoa, 103, será exibido o documentário “Paulo Menten”.

Outra homenagem realizada ao artista é a exposição “Traços – Diário de Bordo Inseguro”. Ilustrações de vários artistas plásticos, feitas a partir de poesias do Menten, ficarão expostas na Biblioteca Pública Municipal, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis e também em algumas linhas de ônibus de Londrina.

“Esse ano o Londrix faz homenagem a Paulo Menten, que foi um grande homem, muito reconhecido nas artes plásticas, mas com obras maravilhosas ainda pouco reconhecidas na literatura”, disse a diretora do Festival Literário de Londrina (Londrix), Christine Vianna.

O Festival de 2011 promove atividades em diferentes locais da cidade. Vão receber a programação do festival a Vila Cultural Cemitério de Automóveis, o Teatro Zaqueu de Melo, Biblioteca Pública, Universidade Estadual de Londrina e também as escolas públicas (Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), Escola Estadual Pe. Wistremundo Roberto Peres Garcia, Escola Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa), por meio do projeto “Um Dedo de Prosa nas Escolas”, que coloca os alunos em contato direto com os autores. A série de encontros com alunos terá a participação dos autores londrinenses Marco Fabiani, Ernesto Ferreira e Edra Moraes.

O Londrix busca colocar a população em contato com a literatura e sua discussão. “Esperamos neste ano um público ainda mais expressivo do que nos demais anos. Em 2010 tivemos debates e palestras lotadas, mostrando o interesse das pessoas”, disse a diretora do festival.

Destaques da Programação

O Londrix 2011 conta ainda com outras atrações. Hoje (21), às 21h, o premiado escritor mineiro, radicado em São Paulo, Luiz Ruffato, ministra palestra com o tema “O Cotidiano do Escritor”. A conferência será mediada pelo professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Luiz Carlos Simon.

Um bate-papo com lançamento de livros está marcado para amanhã, às 19h30, no Teatro Zaqueu de Melo, com os escritores Estrela Ruiz Leminski (PR), Rafael Moralez (SP), Luiz Felipe Leprevost (PR) e Karleno Bocarro (SP).

Ainda amanhã (22), às 21h, Rodrigo Grota, Márcio Américo e Luciano Pascoal compõem a mesa-redonda “Conexões: Cinema e Literatura”, com mediação de Anderson Craveiro.

Na sexta-feira, 23, às 19h30, o crítico, professor e escritor Teixeira Coelho, curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), aborda o tema “Uma Jornada entre a Teoria e a Ficção”, com mediação de Valdir Grandini.

Também na sexta, às 21 horas, o escritor Fernando Morais ministra a conferência “Reportagens, Biografias e Outras Histórias”, com mediação do jornalista e músico Bernardo Pellegrini. Morais é autor de obras como “A Ilha”, “Olga”, “Chatô, o Rei do Brasil” e acaba de lançar o romance “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, pela Companhia das Letras.

O último dia do Festival Literário reserva ao público três debates no Teatro Zaqueu de Melo. Às 17h, o cronista Paulo Briguet e o professor Luiz Carlos Simon falam sobre o tema “Crônica: Passado e Presente”, com mediação do jornalista Giovanni Nóbile Dias.

Logo depois, às 18h30, o professor e escritor Frederico Fernandes, de Londrina, e o poeta, escritor, jornalista e letrista Ademir Assunção, de São Paulo, falam sobre “Poesia Oral Contemporânea”, com mediação do poeta e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça.

Para fechar o ciclo de debates, às 20h, uma conversa sobre “Memória e Ficção” com Marcelo Coelho, colunista da Folha de São Paulo e autor de vários ensaios, livros de ficção e infantis. A mediação é do escritor, compositor e músico Rodrigo Garcia Lopes.

Todas as palestras são gratuitas e serão realizadas no Teatro Zaqueu de Melo, localizado na avenida Rio de Janeiro, 413.

Música e poesia

Tradicionalmente programadas na agenda do Londrix, as apresentações de música e poesia marcam algumas noites do evento. Na quinta-feira (22), às 23h30, o cantor Rodrigo Garcia Lopes se apresenta com o show Canções de Nós Mesmos. Em seguida, a banda Osso e Dente sobe ao palco.

A atração de sexta-feira (23), às 23h30, é a apresentação de música e poesia “Rebelião na Zona Fantasma”, com Ademir Assunção.

O encerramento do festival está marcado para sábado (24), às 23h, com a banda Gangue de Ganso, além de apresentação de blues e poesia com Benditos Energúmenos e Encéfalos Acesos.

Os ingressos para os shows custam R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira). As apresentações serão realizadas na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (rua João Pessoa, 103). Para as demais atrações, a entrada é gratuita.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.festivalliterariodelondrina.com.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos