Páscoa 2025 da Economia Solidária tem diversas opções de produtos
Lançamento foi realizado no saguão da Prefeitura, iniciando oficialmente a venda dos chocolates, ovos de páscoa, bombons, trufas e muito mais

No Brasil, a Páscoa é marcada pela troca dos deliciosos chocolates, além das celebrações religiosas. Com a proximidade da data, que será celebrada no dia 20 de abril, os empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária (PMAS) lançaram os produtos da Páscoa 2025 no saguão da Prefeitura de Londrina, de forma inédita. Ovos de Páscoa, bombons, trufas e pirulitos de chocolate estão entre os produtos disponíveis para comercialização.
Há, ainda, produtos de decoração e artesanatos temáticos, como cestos de crochê para ovos de páscoa, coelhos de crochê, bolsas, panos de prato, entre outros itens, ideais para decorar ou presentear amigos e familiares, inclusive crianças. Os produtos são artesanais, têm preço justo, e toda a renda obtida através se sua comercialização é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários. Outra novidade deste ano é a produção do Catálogo de Páscoa da Economia Solidária, que possui todos os itens disponíveis para comercialização.

O prefeito Tiago Amaral participou do evento e destacou que o trabalho da Economia Solidária é fantástico e emocionante. “O carinho, amor, o afeto que estão inseridos em cada produto por si só já é algo de grande valia, mas, além disso, eles nos impactam por serem, também, muito bonitos e por terem muita qualidade. Parabenizo cada empreendedor que está aqui por nos encantar com estes produtos incríveis da Páscoa e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso, porque se tem algo que eu valorizo é o trabalho. Sabemos que por trás da Economia Solidária há muitas histórias de famílias batalhadoras que fazem acontecer, por isso o meu respeito a vocês é gigante. Convido todos os servidores e a comunidade a conhecer os produtos, adquirir e presentear, assim como farei também. Que Deus abençoe a todos para que essa Páscoa seja ainda melhor e mais abençoada para cada família”, salientou.

A secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, pasta que faz a gestão do programa, explicou que o PMAS oferta cursos e capacitações para os participantes. “Neste programa nós trabalhamos a coletividade o cooperativismo, o respeito, o empreendedorismo, para melhorar a vida das pessoas, e tudo que é comercializado pelos grupos é dividido entre eles. É um programa incrível, os produtos da Páscoa 2025 têm muita qualidade, são muito bonitos, exclusivos, artesanais e têm preço justo. Lembrando que os produtos estarão disponíveis para comercialização até a véspera da Páscoa, no Centro Público, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278”, afirmou.
O presidente da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, parceira do programa, padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, enfatizou que por trás de todos os produtos está a promoção do ser humano. “Nós, da Cáritas, promovemos a pessoa humana porque Cristo nos mandou fazer isso. E nestes produtos conseguimos ver pessoas que tiveram a sua dignidade resgatada. Talvez não consigamos mensurar isso, mas consumindo estes produtos estamos incentivando com que as pessoas se sintam promotoras de suas próprias vidas. Isso é muito bom e segue o evangelho de Jesus”, disse.
As empreendedoras Stephanie Katryn, da área alimentícia, e Erica Enumoto, do setor de artesanato, participaram da solenidade representando todos os empreendedores. “Estou na Economia Solidária há quatro anos e a cada ano nos aperfeiçoamos mais. Estamos trabalhando com produtos de ótima qualidade, feitos pelas nossas mãos e por nossa criatividade, e convidamos a todos para conhecer nossos produtos”, relatou Stephanie Katryn.
O coordenador do Centro Público de Economia Solidária, Marcos Regazzo, contou que a campanha da Pascoa 2025 trouxe grande variedade de produtos. “Temos ovos de Páscoa simples, trufados, de colher, diversos tipos de bombons, barras de chocolate, produtos para crianças e adultos, além do artesanato que está muito bonito. Convidamos todas as pessoas do município a irem até o Centro Público para conhecer os produtos e lá também temos um café, onde é possível comer um lanche, bolos e tomar um cafezinho”, ressaltou.

Festival de Páscoa
O Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura realizará, no dia 8 de abril, das 9h às 17h, o Festival de Páscoa. Na ocasião, os empreendimentos do programa vão comercializar os produtos da Páscoa 2025, decorativos temáticos e os alimentícios, como tradicionalmente fazem todos os anos. Além disso, haverá uma feira de hortaliças no estacionamento, com vendas de pastel frito na hora, outros alimentos e artesanato.
Os produtos continuarão a serem comercializados ao longo do mês no Centro Público, que funcionará em horário habitual, de segunda à sexta das 9h às 17h, na Avenida Rio de Janeiro, 1.278. Apenas no dia 19 de abril, véspera da Páscoa, o Centro Público estará aberto excepcionalmente das 9h às 13h para a venda especial dos produtos de Páscoa.
Também estiveram presentes no evento de lançamento a gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social, Carolina Arfelli; o deputado estadual Tercílio Turini; os vereadores Paula Vicente, Anne Ada e Sidney Matias, além de secretários, servidores a comunidade local.

Sobre o Programa – O PMAS é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina. Atualmente, o programa atende aproximadamente 130 pessoas de todas regiões de Londrina, em cinco áreas de produção: Artesanato, Costura, Alimentação, Agricultura Familiar e Prestação de Serviços.
A iniciativa representa uma forma de organizar a produção, distribuição e consumo, alicerçada na igualdade de responsabilidades dos participantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). O programa disponibiliza apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de uma enorme gama de produtos.
O Programa conta com três pontos de comercialização: o Centro Público de Economia Solidária, (Avenida Rio de Janeiro, 1278), que possui o Café e Arte; a Cantina Pé Vermelho, localizada no térreo da sede Prefeitura; e o Centro de Estética, espaço de prestação de serviços na área da beleza, localizado no Conjunto Mister Thomas. Na página do Instagram @economiasolidaria_londrina é possível acompanhar as produções e locais de comercialização.
Confira os locais de venda dos produtos da Economia Solidária no mês de abril:
Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura
Rua Rio de Janeiro, 1278 – Telefone (43) 3378-0577.
De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, artigos pet, jogos interativos em madeira, bonecos artesanais, itens religiosos, bolsas e acessórios, souvenirs e kits para presentes.
Alimentação: artigos de chocolate, ovos de páscoa, bombons, trufas, bolos e pães.
Feira da Economia Solidária
Calçadão de Londrina: Avenida Paraná em frente ao Banco do Brasil.
Dias 4, 5, 11 e 12 de abril. Das 9h às 17h, nas sextas-feiras, e das 9h às 13h nos sábados.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de Páscoa.
Feira da Prefeitura
Dia 7, das 10h às 14h, no saguão da Prefeitura.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de páscoa.
Feira da Cidadania na UEL
Dia 17, no calçadão da UEL, das 9h às 13h
Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de páscoa.
Espaço Araucária – Inclusão e Arte
Rua Guararapes, 331, Jardim Higienópolis.
Aberto aos sábados, das 11h às 13h.
Retirada dos pedidos das sacolas camponesas e exposição e venda de plantas ornamentais do Dia das Flores.