Novos conselheiros da Saúde tomam posse na segunda
Nova formação do Conselho foi eleita durante 12ª Conferência Municipal da Saúde; evento ocorre na Vila da Saúde
O prefeito Barbosa Neto dá posse, na segunda-feira (26) às 19h, aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde. Os novos conselheiros, eleitos na 12ª Conferência Municipal de Saúde, tomam posse no auditório da Vila da Saúde.
O Conselho, formado por 24 membros, foi eleito pelos participantes da conferência, exceto sua presidente, Ana Olympia Ornellas que, por lei, detém a função, devido ao cargo de secretária da Saúde. Participam do conselho, três esferas representativas no SUS, usuários, prestadores de serviço e gestores.
Os membros, após empossados pelo prefeito, assumem a gestão 2011/2013. “Tomam posse, 24 conselheiros e 24 suplentes, que vão trabalhar na proposição de políticas de saúde e na fiscalização dos recursos do SUS no município”, informou a atual secretária do Conselho, Márcia Batista Brizola.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por 12 representantes dos usuários, dois representantes da gestão, cinco representantes dos trabalhadores da saúde e cinco representantes dos prestadores de serviços. “Desta forma, temos 50% de representantes da sociedade civil organizada, 20% de trabalhadores da saúde, 20% dos prestadores de serviços e 10% da gestão municipal”, explicou Márcia.
A secretária do Conselho também ressaltou que o Conselho têm papel fundamental nas ações propostas pela Secretaria de Saúde, pois é o órgão que decide estas ações. “O trabalho começou com a Conferência. Nela, foram aprovadas propostas para dois ou quatro anos e que o Conselho tem papel de fiscalizar a sua execução”, completou.




