Comitê de Solidariedade da Sercomtel comemora 18 anos
Entidade auxilia comunidades de baixa renda com a construção de creches, escolas e moradias
O Comitê de Solidariedade é uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que surgiu em 1993 da livre iniciativa dos funcionários da Sercomtel, incentivados pelo trabalho do sociólogo Herbert de Souza. Amanhã (27), a entidade completa 18 anos de trabalhos desenvolvidos em favor de comunidades de baixa renda.
Com a doação espontânea de vale-refeições dos funcionários, o Comitê tem conseguido auxiliar comunidades na construção de creches, escolas e casas, na compra de medicamentos, agasalhos e cadeiras de rodas, além de cobertores e brinquedos para crianças atendidas pelas creches municipais. O Comitê de Solidariedade realiza, ainda todo mês, a doação de 700 quilos de leite em pó e farelo de trigo para a Pastoral da Criança.
Ampliação do CEI Menino Jesus
Atualmente, o Comitê trabalha na reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Menino Jesus, zona Leste. Com o investimento de R$ 100 mil, a obra deverá ser concluída até dezembro deste ano, ampliando o atendimento da creche para mais 170 crianças.
O CEI Menino Jesus é uma entidade filantrópica há 22 anos em funcionamento. Para se manter, conta com a ajuda da Prefeitura de Londrina e doações.
Há anos, o centro educacional estava em busca de patrocinadores para reforma e ampliação do lugar. “A lista de espera por uma vaga é enorme aqui na região. Muitas mães têm a necessidade de trabalhar, mas não têm com quem deixar seus filhos. Estamos há anos, pedindo ajuda, mas agora, com o apoio do Comitê, será possível auxiliar diversas famílias”, explica a diretora da escola, Leacir Carla Crivelari Costa.
Atualmente, o Centro Educacional Menino Jesus atende a 120 crianças e, com a ampliação, em mais 510 metros quadrados, serão atendidas um total de 290 crianças, tornando-se uma das maiores creches de Londrina.
Crianças de vários bairros da região Leste poderão ser atendidas pela creche, com a abertura de novas vagas. Além da Vila Isabel, serão contemplados o Jardim Alemanha, Vila Romana, Conjunto Lindoia, Conjunto Eucalipto, Conjunto Jesualdo Pessoa, Conjunto Mister Thomas, Parque Waldemar Hawer e Jardim Indusville.
A ampliação do local também vai gerar novos empregos. Serão contratados dois funcionários para serviços gerais, dois cozinheiros e oito professores.
Para a presidente do Comitê de Solidariedade, Sônia Tanaka Hirasaki, a ampliação do CEI Menino Jesus vai ajudar crianças e famílias, por meio da educação. “Tudo isso só está sendo possível porque os funcionários da Sercomtel doam os seus tickets. É realmente muito gratificante ver que a cidadania faz parte do cotidiano da empresa”, finaliza.
Principais ações do Comitê de Solidariedade
São várias as ações desenvolvidas durante estes 18 anos. Em 2001, o Comitê e Sercomtel reformaram e ampliaram o Centro de Educação Infantil Pindorama, na região Leste de Londrina.
Em 2003, construiu, junto com a Sercomtel, a sede própria da Escola de Educação Especial Flávia Cristina, no Jardim José Jordano, zona Norte, que presta atendimento clínico e pedagógico gratuito a crianças portadoras de deficiência física e mental.
Em 2006, a Sercomtel e o Comitê de Solidariedade construíram e entregaram, ao Instituto de Câncer de Londrina (ICL), a Unidade de Apoio Lucilla Ballalai, que oferece hospedagem aos pacientes do hospital que moram em localidades distantes.
Também em 2006, o Comitê construiu, com parceiros, a primeira padaria do Distrito de Maravilha e entregou a obra à Associação de Mulheres Nova Conquista, garantindo a possibilidade de trabalho e geração de renda.
Em 2007, a entidade entregou as obras de ampliação da Escola de Educação Especial Flávia Cristina, para atender dezenas de crianças que aguardam uma vaga na instituição.
Em 2009, o Comitê entregou a reforma e ampliação da sede da Associação das Mulheres do Conjunto Tito Carneiro Leal (Conjunto Saltinho), um espaço que colocou em funcionamento uma oficina de corte e costura, que serve de fonte de geração de renda para famílias que habitam a região.
Até 2010, foram construídas e entregues 64 moradias a famílias de baixa renda da cidade.
Em 2011, o Comitê investiu em cursos profissionalizantes para mulheres de baixa renda, como o curso de Ovos de Páscoa e o de Modelagem e Costura.