Projeto Hoftalon nas Escolas atende alunos da rede municipal na primeira ação de 2025
Além das consultas médicas gratuitas, o Hoftalon também mostrará resultados do ano anterior e as perspectivas para este ano; projeto ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 120 crianças – de um a dez anos de idade – matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de escolas de várias regiões de Londrina, serão atendidas neste sábado (29), das 8h às 12h, pelo projeto Hoftalon nas Escolas, no CMEI Valéria Veronesi (rua Benjamin Constant, 800, Centro). Por meio da ação social, que abre oficialmente a programação da iniciativa em 2025, os estudantes passarão por consulta e avaliação médica oftalmológica gratuitas. Antes, todos eles participaram de uma triagem inicial feita pelos professores, que, por sua vez, foram orientados pelos médicos do Hoftalon.
No sábado, também será divulgado o calendário do projeto em 2025, para o qual estão programados nove eventos mensais até novembro, voltados ao atendimento gratuito dos estudantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Paralelamente, existem nove ações específicas para a entrega de óculos. No cerimonial, marcado para as 9h de amanhã (29), a instituição ainda fará a apresentação dos resultados alcançados em 2024.
As crianças diagnosticadas para uso de lentes recebem, posteriormente, óculos gratuitos. Os alunos com outras patologias são encaminhados para tratamentos específicos, evitando o agravamento de doenças oculares.
Na ação deste sábado, o Hoftalon atuará com uma equipe de quase 50 pessoas, entre médicos residentes em oftalmologia e oftalmologistas, incluindo o Dr. Nobuaqui Hasegawa, fundador da instituição Hoftalon Hospital de Olhos e também do Projeto Social Hoftalon nas Escolas, bem como auxiliares, assistente social, equipe administrativa e voluntários.
Por parte da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 15 professores darão suporte às atividades. Trata-se de educadores que integram o Polo Municipal Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, voltado à educação especial da rede. Eles são psicopedagogos que trabalham no acompanhamento de alunos de inclusão.

A gerente de Educação Especial, da SME, Denise Lonni, informou que as ações do Hoftalon nas Escolas estão alinhadas com a proposta de gestão da Secretaria, prezando pela qualidade no atendimento e por proporcionar aos alunos da rede municipal tudo o que é necessário. “Na própria escola, o professor pode detectar dificuldades dos alunos e uma triagem é realizada e encaminhada para os especialistas. É algo importantíssimo e benéfico, já que se trata de saúde e pode interferir diretamente no aprendizado da criança e até na autoestima. A parceria com o Hoftalon é muito sólida e o projeto continua em 2025. Na primeira ação, a triagem englobou escolas de várias regiões de Londrina. E, a partir do mês que vem, a previsão é que elas ocorram por região”, salientou Denise, que estará presente na ação de amanhã (29).
Quem estará presente também é a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, além de Diana Aparecida de Souza, atual coordenadora do Polo Municipal Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, da SME.
Em 2024, foram realizadas oito edições de atendimentos pelo projeto Hoftalon nas Escolas, contemplando 1.064 crianças atendidas. Deste total, 558 foram indicadas para o uso de lentes corretivas, sendo que 437 destas (78%) foram identificadas, pela primeira vez, com a necessidade de uso de óculos. As que tiveram indicação de óculos puderam escolher a armação, gratuitamente, e depois receberam os óculos prontos na própria escola.
A assistente social Bárbara Barra Rosa, que atua no Hoftalon, enfatizou que o foco das ações é identificar problemas oculares logo na primeira infância, ofertando consulta oftalmológica completa e gratuita, iniciando já com a triagem de acuidade visual nas escolas. “A verificação é feita para saber se existe a necessidade do uso de óculos ou outras patologias. Muitas crianças não sabiam que precisavam usar óculos, então há um volume bem alto de pessoas que descobrem essa necessidade pelo projeto. E as entregas dos óculos são possibilitadas por meio de vários parceiros da iniciativa, incluindo óticas da cidade”, disse.
O projeto Hoftalon nas Escolas é realizado desde 2006 e mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação há vários anos. Inicialmente, atendia apenas a Educação Infantil e, a partir de 2019, passou a atender também as crianças do Ensino Fundamental I.
Sobre o Hoftalon – O Hoftalon é reconhecido como um hospital de referência, sendo o maior prestador de serviços oftalmológicos no Paraná para pacientes do SUS, residentes em mais de 100 municípios. Para manter a estrutura e realizar melhorias contínuas no hospital, a instituição conta com programas de doações da comunidade pela Nota Paraná e pela Copel, por meio da conta de energia elétrica.