Destaques
Prefeito entrega horta comunitária no jardim Primavera
É a 28ª horta comunitária inaugurada na cidade; programa beneficia famílias com alimentação saudável
A 28ª horta comunitária de Londrina foi inaugurada ontem (4), pelo prefeito Barbosa Neto, na região norte da cidade. A horta está localizada na rua Leonor Maria Ribeiro, próxima ao número 100. É mais uma horta entregue pelo Programa Municipal de Hortas Comunitárias, da secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Esta horta conta com 400 m² de plantação, na qual, são cultivadas hortaliças variadas, como: cebolinha, salsinha, rúcula, beterraba, couve manteiga, almeirão e alface dos tipos crespa e roxa. A horta vai beneficiar 23 famílias do jardim Primavera e região.
O coordenador do programa de hortas comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, explicou que a área de 400 m² é onde estão os canteiros. “No entanto, cercamos uma área maior, totalizando 1.500 m², e, no decorrer do sucesso e consolidação desta horta, a comunidade poderá expandir para novas áreas”, afirmou.
Ele disse também que, no lote escolhido para a implantação da horta, foi encontrada uma nascente d’água. “Perfuramos uma caixa e instalamos uma bomba hidráulica submersa que possibilita a irrigação desta horta”, informou Hirooka.
O prefeito Barbosa Neto enfatizou que os moradores receberam “um verdadeiro presente”. Ele citou diversos benefícios da implantação das hortas comunitárias para os moradores e para a cidade. “O programa permite a recuperação de áreas degradadas, geração de renda, ajuda na autoestima, atuando como terapia e cura de doenças das pessoas que aqui trabalham e ocupam o tempo”, listou Barbosa Neto.
Ele ressaltou ainda, como benefício, o aspecto pedagógico, com relação à convivência de crianças, adultos e jovens. “Além de uma alimentação saudável, sem uso de agrotóxicos, consequentemente, acarretará a diminuição no consumo de remédios”, completou o prefeito.
A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, disse que a implantação da horta possibilita alimentação saudável.
“Alimentação saudável do campo à mesa”, pontuou. Marisol também agradeceu o incentivo do prefeito na luta pela saúde das famílias londrinenses.
A líder comunitária, Maria Lina Pereira, que será a coordenadora da 28ª horta, destacou que a comunidade está muito feliz com a realização deste sonho. “Essa é uma das metas alcançadas graças à equipe da Secretaria da Agricultura, que nos dá pronta essa maravilha que todos podemos admirar”, agradeceu Maria Lina.
Ela ressaltou a importância da horta, como trabalho de geração de renda para os moradores. A líder comunitária afirmou que, na horta do jardim Primavera, também serão cultivadas ervas medicinais, o que ajuda muito a nossa comunidade”, destacou.
A Rede de Desenvolvimento Local – SESI/ FIEP é colaboradora na implantação da horta. Representando a Rede e todos os seus agentes, estava presente, Paulo Aguiar.
Fotos: Vivian Honorato




