Cidade

Sindicato londrinense passa a integrar sistema FIEP

Sinfor-PR é o centésimo sindicato a integrar sistema, graças a esforços da administração pública

No último dia 23 de setembro, Londrina ganhou mais uma inovação. Após o prefeito Barbosa Neto levar, pessoalmente, às mãos do ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Carlos Luppi, o pedido de atualização do Sindicato da Indústria da Informática do Paraná (Sinfor-PR), a entidade obteve a carta sindical e passou a ser o centésimo sindicato paranaense com adesão ao sistema FIEP.

O Sinfor-PR representa a indústria de tecnologia da informação (principalmente produção de software). Dentro do movimento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e região (APL de Ti) e com grande apoio das entidades parceiras como a Assespro, a Cintec, a Sindimetal Londrina, por toda sua diretoria, em especial do seu presidente Valter Orsi, que apadrinha o Sinfor-PR , o poder público municipal, o sindicato foi reestruturado para hoje chegar no Sinfor-PR.

De acordo com Marcus Friedrich von Borstel, vice-presidente do Sinfor e delegado titular do sindicato na Fiep, o Sinfor abrange as regiões Norte e Noroeste do Paraná e, até o final do ano, deverá ter 50 empresas associadas. “Esperamos usufruir totalmente dos serviços oferecidos pelo sistema e também propor novas oportunidades, uma vez que a tecnologia de software é transversal a vários setores da economia”, afirmou.

Segundo Von Borstel, a relação do sindicato com a federação já vem sendo desenhada há algum tempo. “Já usamos a estrutura da Fiep, desde 2006, através da formação dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s) de TI. Além disso, os empresários do setor já se reúnem, desde 2008, em uma casa do Sistema, o SENAI.”, afirmou referindo-se ao encontro semanal que os empresários de tecnologia fazem no Senai.

Cabe destacar que Londrina está num dos melhores momentos de representação do setor de Tecnologia da Informação. Desde 1990, Londrina conta com diversas organizações do setor: o Sindicato Empresarial do Setor de Informática; Associação de Desenvolvimento Tecnológico; Parque Tecnológico de Londrina Francisco Sciarra; Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação,; 2007 com a Assespro PR, seccional Londrina e região; Codel; Cintec, Central de negócios e, agora, o Sinfor-PR ligado ao sistema FIEP e apadrinhado pelo Sindimetal Londrina.

O presidente da FIEP, Edson Campagnolo, eleito para o mandato 2011 a 2015, destacou a importância da FIEP chegar ao 100º sindicato e, ainda, contar com um que seja especialista em tecnologia e tem, em seu DNA, a inovação. Segundo ele, o Sinfor PR agregará muito ao sistema FIEP.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos