Arrastão Demo Sul espalha cultura musical pela cidade
A mobilização, que acontece neste sábado, faz parte do 11° Festival Demo Sul apoiado pelo PROMIC
A 11ª edição do Festival Demo Sul já começa a movimentar a cidade, por meio do Arrastão Demo Sul, realizado no próximo sábado (8), a partir das 10h, no Calçadão de Londrina. A mobilização prevê a distribuição de 2.000 CDs da música independente, para as pessoas que passarem pelo local.
De acordo com o organizador do Demo Sul, Marcelo Domingues, os CDs distribuídos foram recebidos pela organização do festival, nestes onze anos. “Existem verdadeiras raridades, como o primeiro CD Demo do Móveis Coloniais de Acaju que, neste ano, vem como uma das principais atrações da programação artística. E também o primeiro CD Demo da banda Vanguart, que veio de Cuiabá e hoje tem seu nome reconhecido em todo o Brasil e a banda londrinense Primos da Cida criada em 1997”.
O arrastão faz parte do 11° Festival Demo Sul, que foi criado no ano de 2001, com a intenção de gerar um mercado de música com autonomia em Londrina. “Alcançamos o nosso objetivo, através do intercâmbio entre as bandas da cidade e de outros países; das ações que geram economia solidária e do fortalecimento da cadeia produtiva”, esclareceu Domingues.
O festival recebe apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Segundo o coordenador do evento, a maior importância do festival Demo Sul é projetar músicos de Londrina em circuito nacional. “Nestes onze anos, já participaram 260 bandas, regionais, nacionais e internacionais. Todos os anos, são gerados 600 empregos diretos e 200 indiretos”.
Neste ano, a 11ª edição do Festival Demo Sul acontece do dia 14 a 22 deste mês. Domingues contou que a programação prevê 17 atrações. “Além dos shows, serão promovidas oficinas de formação em comunicação, o oitavo Simpósio de Música Independente, amostra de filmes, entre outros”.
A agenda do 11° Festival Demo Sul está disponível no endereço eletrônico: http://demosul.blogspot.com/