Cidade

Atletas londrinenses disputam Jogos da Juventude

Jogos da Juventude do Paraná serão realizados de 8 a 16 de outubro, em Campo Mourão

Os Jogos da Juventude do Paraná, realizados em Campo Mourão, e voltados para jovens, de todo o Estado, de até 18 anos, iniciam amanhã (8) e prosseguem até o dia 16 de outubro. Ao todo, serão disputadas 16 modalidades, na fase final do campeonato. Londrina irá participar de todas as modalidades,  nas categorias feminino e masculino.

Hoje (7) de manhã, cerca de 40 pessoas embarcaram em um ônibus para Campo Mourão. À tarde, mais cinco ônibus saem com, aproximadamente, 200 pessoas. No decorrer dos dias, partem mais cinco ônibus, totalizando 400 pessoas de Londrina, entre atletas e dirigentes.

Mais de 100 cidades de todo Paraná disputam a fase final do campeonato. De acordo com o diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Pedro Lanaro, as fases regionais reuniram mais de 200 cidades do Estado. São 14 modalidades nas categorias “masculino” e “feminino”. O futebol de campo é disputado somente na categoria “masculino” e a ginástica rítmica só contempla categoria “feminino”. O que totaliza 16 modalidades.

As 14 modalidades com categoria tanto para homens, como para mulheres, são: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. ”Ao todo, estamos participando com 30 equipes”, observou Lanaro.

“Essas equipes são as seleções de Londrina, na categoria até 18 anos, das entidades que recebem apoio da FEL, através do FEIPE. Com isso, as entidades podem desenvolver as modalidades e representar o município de Londrina em campeonatos como este, que já está na 25ª edição”, explicou o diretor técnico.

O FEIPE é o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos. “Publicamos anualmente um edital com os valores, no qual, as entidades apresentam projetos. Quando esses são aprovados, é assinado um convênio e repassado valores mensais durante um ano, para desenvolver as modalidades e representar a cidade”, explanou Lanaro. Atualmente, o FEIPE já ultrapassa R$ 1 milhão anualmente, destinado às entidades conveniadas com a Fundação de Esportes.

Como explicado por Lanaro, com o recurso do FEIPE, foram pagas todas as despesas de transporte, alimentação e fisioterapia dos atletas durante os nove dias de Jogos. “Sem o apoio da FEL, todas as entidades teriam muitas dificuldades para manter os projetos”, disse o diretor técnico. “Com o recurso do FEIPE, é dado auxílio, como transporte, para todos os atletas e auxílio financeiro aos técnicos. Sem o recurso, muitas delas desistiram dos projetos”, completou Pedro Lanaro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos