Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro ganha impressora 3D
Objetivo do projeto foi possibilitar o acesso ao ensino de robótica de maneira fácil e intuitiva; ação é uma iniciativa da Unb, FNDE e AEB

Vinte alunos da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro participaram de um curso de Robótica Espacial oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB). Com a conclusão do projeto, a escola municipal ganhou uma impressora 3D de presente, com a qual imprimiu uma lembrança para cada aluno participante.

O objetivo do projeto foi possibilitar o acesso ao ensino de robótica de maneira fácil e intuitiva, por isso, os participantes utilizaram uma plataforma digital dinâmica, que deu o acesso a um jogo e às atividades práticas. Na plataforma, havia também simuladores realistas para tornar a ação mais atrativa. Com isso, os alunos montaram um robô depois de conhecerem o propósito de cada componente, as formas de montagem, de interligação, de configuração e de programação.

Segundo a professora responsável pelo projeto na escola, Andreia Scatolin, os alunos deveriam baixar o programa no computador ou o aplicativo no celular, que permitissem assistir as vídeo-aulas e realizar as tarefas virtuais. “O curso foi excelente, pois despertou o interesse pela robótica e pelas explorações espaciais. O programa também é bem lúdico, com uma interface intuitiva e com sistemas de compra on-line, produção, montagem e recompensas. As crianças ficaram fascinadas, tanto pela montagem do robô, quanto pelo tema espacial”, contou a professora.
Para Adilson Feijó, o pai de uma das alunas participantes do curso, Rebeca Feijó, a participação da filha na atividade estimulou ainda mais a busca pelo conhecimento na área da robótica. “A Rebeca gostou bastante de fazer o curso de robótica, porque ela é uma criança criativa, que gosta de tecnologia. Percebi que ela ficou bastante envolvida e creio que isso ajudou bastante ela, principalmente na resolução de problemas do robozinho. Acredito que a robótica acrescentou bastante coisa no conhecimento dela”, falou o pai da aluna.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, pelo telefone (43) 3375-0129.