Concertos celebram 10 anos de projeto com crianças
“Um canto em cada canto” comemora aniversário e leva corais formados pelas 700 crianças participantes do projeto para apresentações no Teatro Marista
Este ano o projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” está comemorando sua 10ª edição. Para comemorar, serão realizados dois concertos no Teatro Marista de Londrina, nos dias 18 e 19 de outubro de 2011, às 20h, com as 700 crianças participantes do projeto.
O “um canto em cada canto” recebe assessoria artística da professora Lucy Schimiti através do Projeto de Extensão intitulado “Procedimentos técnicos em regência e preparação vocal – atendimento à comunidade”, oferecido pela Universidade Estadual de Londrina, e foi planejado com o intuito de funcionar como um projeto-piloto para tentar implantar a educação musical através do canto coletivo em escolas públicas do município.
As aulas são realizadas uma vez por semana com duração de 1h30 cada. O contato com a música permite a vivência dos parâmetros musicais estimulando uma série de comportamentos, tais como: disciplina no ouvir, facilidade de expressão dos sentimentos, habilidade motora, domínio próprio, criatividade, autoestima, atenção, concentração, socialização, e ainda serve de guia de integração entre as outras áreas do currículo escolar.
O projeto iniciou suas atividades no ano de 2002 em seis escolas municipais. Em 2011 já é realidade em 10 escolas municipais, pertencentes a diferentes regiões de Londrina. “O projeto é muito importante junto às crianças, pois melhora a disciplina delas, ajuda a desenvolver o trabalho em grupo”, explicou a coordenadora do projeto junto à Secretaria de Educação, Jacqueline Piccolo Lanfranch.
O Projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação. Até o momento, o projeto já atingiu um montante de, aproximadamente, seis mil crianças, de todas as regiões da cidade de Londrina, alterando suas posturas sociais e musicais e interferindo tanto nos procedimentos das escolas como nos de seu entorno.
Foto: Luiz Jacobs