Operação Volta às Aulas da CMTU reforça educação no trânsito a partir desta quinta (5)
Iniciativa contempla unidades de ensino em diversas regiões; ao final da programação, projeto Agente Amigo da Escola manterá ações educativas e de fiscalização
Com o início do ano letivo nesta quinta-feira (5) para aproximadamente 46 mil alunos da rede municipal de educação em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lança a “Operação Volta às Aulas 2026”. A iniciativa, cuja programação contempla unidades de ensino em diversas regiões da cidade, tem como objetivo prevenir o registro de sinistros e conscientizar a comunidade escolar para um trânsito mais seguro e humanizado.
A largada nas atividades será na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, no Conjunto Violim, às 11h. No período da tarde será a vez da Escola Municipal Ignez Corso Andreazza, no Vivi Xavier, receber os agentes de trânsito a partir das 13h. Na oportunidade, os profissionais buscarão orientar pais de alunos, estudantes, motoristas do transporte escolar e trabalhadores desses estabelecimentos.

Com abordagens e entrega de material educativo, os servidores da Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU irão chamar a atenção para o respeito às faixas de pedestre; o uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção, como a cadeirinha e o assento de elevação; a utilização correta das vagas exclusivas e de embarque e desembarque e, ainda, para a parada em fila dupla, entre outras situações.
A coordenadora de Educação e Segurança Viária da companhia, Mara Diniz, explica que esses são os principais fatores que colocam em risco a integridade de crianças e adolescentes no entorno das instituições de ensino. “A fila dupla, mesmo que seja só um minutinho, reduz a visibilidade de pedestres que tentam atravessar, além de obstruir o fluxo da via. Já o estacionamento irregular e a falta de utilização do cinto, por exemplo, podem levar a ferimentos graves em casos de sinistros”.
A coordenadora de Educação ressalta que a Operação Volta às Aulas tem caráter eminentemente educativo, com foco principal na conscientização e mudança de comportamento. No entanto, a emissão de autos de infração não está descartada em casos de flagrantes que comprometam a segurança da comunidade. “Nosso propósito é educar, estimulando uma cultura de cuidado e respeito às normas de trânsito. Contudo, quando necessário, entendemos que a aplicação das leis também tem efeito pedagógico”, alertou.

Programação – Após o atendimento às duas unidades da zona norte na quinta, na sexta-feira (6) a CMTU chegará às escolas municipais Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Califórnia, e Maria Carmelita Vilela Magalhães, no Jardim Mazzei.
Confira a lista de unidades escolares a serem visitadas até o próximo dia 13: Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão; Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva; Escola Municipal Prof. Leônidas Sobrino Porto; Escola Municipal Prof.ª Maria Tereza Meleiro Amâncio; Escola Municipal Prof. Odésio Franciscon; CMEI Kalin Youssef Youssef; Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira Mendes; CMEI Antonieta Trindade; Escola Municipal Arthur Thomas, Escola Municipal Prof. Tereza Canhadas.
Ao término da programação, a CMTU dará início ao projeto “Agente Amigo da Escola”, que durante todo o ano letivo terá ações educativas e de fiscalização no entorno de centros de educação infantil, escolas municipais, colégios estaduais, instituições particulares e universidades.
Segundo Diniz, o intuito da proposta é marcar presença constante nesses estabelecimentos, aumentando a sensação de segurança e coibindo infrações numa perspectiva de educação no trânsito permanente.




