Sem categoria

Livro Novos Poetas Londrix será lançado neste sábado (18)

Evento terá ainda a apresentação do Sarau: prosa, poesia e outras delícias; a participação é limitada e deve ser confirmada com antecedência por e-mail

Será lançado neste sábado (18), o livro do projeto Novos Poetas Londrix, que reúne 20 poemas de jovens estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. O evento será na loja Ciranda, que fica na Rua Prefeito Hugo Cabral, 656, das 15h às 18h. Para participar, é necessário confirmar a presença antecipadamente, pelo e-mail aarpavilalondrix@gmail.com

O concurso Novos Poetas é uma ação do Festival Literário de Londrina com realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), que tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), apoio do Cultural e parceria com a Universidade Estadual de Londrina (Uel) e do Museu Histórico de Londrina (MHL). Os livros foram publicados pela Atrito Arte Editora, e estarão disponíveis para a venda no valor de R$ 20,00.

Além do lançamento do livro Novos Poetas Londrix, também haverá outra ação inclusa no Projeto que será a apresentação do Sarau: prosa, poesia e outras delícias, que fará a leitura dos poemas, com direito a autógrafo dos escritores.

O lançamento do livro é a fase final do projeto Novos Poetas Londrix , que recebeu a inscrição de 159 poemas, de autoria de alunos da rede pública e privada de Londrina. A banca de leitura e avaliação contou com Cláudia Freitas, Frederico Garcia Fernandes e Marcos Losnak.

As inscrições para participar foram de 1° de gosto até o dia 1° de novembro e cada autor pode enviar até dois poemas autorais de tema livre e inéditos, que podiam ser escritos em versos livres ou na forma fixa (soneto, orondó, rondel, balada, canto real, vilancete, vilanela, sextina, opantum, haicai, e quadra popular).

Nos textos, os novos escritores apresentam ideias, palavras, sensações e imagens que traduzem os anseios juvenis e revelam a cidade e as relações pessoais a partir de suas percepções de mundo. Versam sobre o amor, sobre a amizade, sobre o convívio, sobre seu autoconhecimento e suas angústias.

Os estudantes premiados são: Alexandre Ken Rossini Murakami, Ana Clara Brustolin Szlachta, Ana Clara Sacchetto, Andre Furlan, Beatriz Vieira , Fernanda Saori Hatumura, Danilo Bronzatti Siqueira , Evelyn Gabrielly Barros Dias, Fernando  Ulian Leme, Francisco Beraldo, Gabriel Nakagawa Adamszuke, Gabriel Oliveira Eugênio, Iris Castelani, Louise Biabchini Melo, Marina Hara, Marina Nemoto, Pedro Henrique Campos Boeno, Sarah Santos Neves, Sofia Lopes, e Suzana Maya Asai. Cada um dos selecionados irá receber dez exemplares da obra.

E para justificar a serventia de um livro de poemas, usando as palavras de Leminski:

“A poesia é um inutensílio, a única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa porque elas são a própria razão de ser da vida. Querer que a poesia tenha um porquê, querer que a poesia esteja à serviço de alguma coisa, é a mesma coisa que querer, por exemplo, que um gol do Zico tenha uma razão de ser, tenha um porquê, além da alegria da multidão…”.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora do Festival Literário de Londrina (Londrix), Chris Vianna, pelo telefone (43) 9 9941-7414.

Texto: Marcelo Cordero, com informações da assessoria de Imprensa do Evento, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos