Pedalada noturna irá percorrer pontos iluminados do Natal em Londrina
Organizada pela CMTU, atividade também vai arrecadar panetones a serem entregues a entidade filantrópica
Reunir os apaixonados por bicicleta para movimentar o corpo, arejar a mente, praticar o bem e ainda conferir de perto as belezas do Natal em Londrina. É com essa proposta que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai promover, na próxima quinta-feira (14), um passeio ciclístico por parte dos principais pontos da cidade decorados para as festividades natalinas.
A última edição em 2023 da pedalada “Cidade em Movimento” terá largada às 20h, no gramado do Centro Cívico, localizado na avenida Duque de Caxias, 635. A concentração para partida vai começar às 19h30 e, durante a chegada dos ciclistas, serão arrecadados panetones que vão ajudar a compor a ceia de final de ano dos idosos atendidos pelo Lar dos Vovôs e Vovozinhas.
Para participar do evento, que tem nível de dificuldade leve e é voltado a adultos e crianças, os interessados devem chegar ao local no horário programado, sem necessidade de inscrição prévia. “Nosso único pedido é que cada um doe um quitute natalino, para que possamos tornar mais feliz o período de festas dessa entidade filantrópica tão importante para o município”, observou Carlos Eduardo Ribeiro, gerente de comunicação da CMTU.
Com trajeto de aproximadamente 17 km, o roteiro do passeio inclui lugares como a Catedral Metropolitana de Londrina; Praça da Bandeira; Calçadão; rua Sergipe; o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova; a rotatória do Ginásio Moringão, além do Igapó II, que é o palco principal do Londrinatal 2023.
Durante todo o percurso, agentes de trânsito estarão posicionados na dianteira e na retaguarda dos participantes, a fim de proteger o grupo e separá-lo do fluxo normal das vias percorridas. Não estão previstas interdições totais de ruas e avenidas, mas haverá bloqueios temporários de cruzamentos à medida que os ciclistas avançarem.
Ribeiro enfatizou que, para evitar problemas no decorrer da atividade, os integrantes do passeio devem conferir antecipadamente as condições de segurança das bicicletas. “Vale a pena verificar pneus e freios. Utilizar óculos de proteção, capacete, luvas e sinalizadores na noite do evento também é importante”, destacou.
O aposentado Billy de Paula, de 74 anos, vive na cidade desde 1963 e há 12 é praticante de ciclismo. Presente na última edição do “Cidade em Movimento”, realizada em 26 de novembro, o ex-preparador físico garantiu que o evento tem contribuído para a manutenção da sua saúde e jovialidade. “Pedalar libera endorfina, que é o hormônio da alegria e felicidade. É o que me dá satisfação e prazer. Quando você treina o corpo, fica preparado para qualquer desafio”, afirmou.
Pedalada – O passeio ciclístico promovido pela CMTU teve sua primeira edição em maio de 2022. De lá para cá, tem sido realizado periodicamente, reunindo em cada oportunidade aproximadamente 150 participantes. A iniciativa busca promover o bem-estar por meio da prática de atividade física e da articulação das turmas de ciclismo existentes no município.
Texto: Danylo Alvares