Projeto Musicando na Escola completa dez anos

Comemoração marca lançamento de documentário e realização de um concerto musical
Apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o projeto Musicando na Escola promove um concerto neste domingo (23), a partir das 20h, no Teatro Ouro Verde, em comemoração aos dez anos de sua história. A entrada é gratuita.
Na ocasião, será lançado um documentário das ações realizadas durante a década. A apresentação vai contar com a participação de 120 alunos, sob a coordenação geral e instrumental de Regina Maria Grossi Campos e coordenação vocal de Andréa de Melo.
O Projeto Musicando na Escola é uma forma de promover o acesso ao estudo musical de qualidade, da música orquestral, aliada à inserção social e à promoção da liberdade de expressão. O ensino é feito mediante a prática instrumental de violino, violoncelo, música de câmara, orquestra, musicalização e canto coral, destinada a estudantes de escolas públicas descentralizadas.
A coordenadora geral do projeto, Regina Maria Grossi Campos, valorizou os dez anos de trabalho. “Queremos homenagear todos que participaram e contribuíram durante este período. O documentário lançado vai eternizar o trabalho. Ele tem duração de 20 minutos e será outro diferencial do espetáculo de domingo. Estamos contando com a presença de todos”, ressaltou.
Regina, também, destacou os pontos altos do projeto. Em 2006, ele foi classificado entre as melhores iniciativas em tecnologia cultural pelo Ministério da Cultura, por meio do concurso “Prêmio Cultura Viva”. “Dos 2.500 inscritos, o nosso projeto foi classificado entre os melhores. É uma alegria, assim como ver alunos que iniciaram no projeto Conhecer o Mundo por conta da Música”, afirmou.
O projeto Musicando na Escola acontece desde 2002 e já atingiu mais de 700 estudantes. Atualmente, o projeto é realizado nas seguintes escolas: Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, conjunto Cafezal; Escola Municipal Profª. Ruth Lemos, conjunto Luiz de Sá e da Escola Municipal Profª. Maria Tereza Meleiro Amâncio, jardim Santa Rita.
Programação:
– “Divertimento nº 1 em sol maior: quarteto de cordas”
(peça composta pelo aluno do projeto Victor Jacinto Terra, 14 anos)
– Concerto a dois violinos em ré menor de J.S.Bach
– Coral: Agradeço a Tio, Senhor – melodia tradicional alemã; O Coqueiro da Praia – Cecília Cavalieri França; Maria Fumaça – Cecília Cavalieri França
– “Boi de Mamão” – folclore catarinense
– “Uma festa no céu”: participação de todos os 120 alunos
Fotos: Luiz Jacobs




