Campanha de respeito ao idoso será realizada no terminal
Serão distribuídos leques com frases de conscientização aos usuários de transporte público no Terminal Central
A Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a TCGL e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, promove, amanhã (19), mais uma ação da Campanha “Respeito ao Idoso no Transporte Coletivo”. A campanha acontece às 13h, nos acessos e dentro do Terminal Urbano de Transportes Coletivos. A ação faz parte das atividades realizadas em comemoração ao mês do Idoso, comemorado em outubro.
Na ocasião, serão distribuídos leques com frases de conscientização e respeito ao Idoso. A frase é do grupo vencedor do concurso promovido pela campanha: “Respeite os idosos hoje, para que no futuro você seja respeitado”. Participam da ação, técnicos da Secretaria do idoso, grupos de convivência acompanhados pela secretaria, colaboradores da TCGL e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.
Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal do Idoso, para promover a conscientização dos usuários do transporte coletivo, quanto ao respeito às vagas destinadas à pessoa idosa. A campanha foi iniciada no ano passado, com a promoção de um concurso, do qual participaram mais de 20 grupos de convivência acompanhados pela secretaria. Esses grupos foram estimulados a pensar práticas que resultassem em segurança e respeito ao idoso no transporte coletivo.
Dentre as ideias, a vencedora foi a do Grupo Revivência, da zona leste, com a criação da frase “Respeite os idosos hoje, para que no futuro você seja respeitado”, estampada em um cartaz afixado nos coletivos durante o mês de maio de 2011. O grupo propôs ainda um trabalho de conscientização de jovens e adolescentes nas escolas.
Outra boa proposta vinda dos grupos, durante o concurso, foi a criação do grupo Terceira Geração do Sabará, que interpreta o Rap do Idoso, uma canção que aborda a temática da segurança e respeito ao idoso no transporte coletivo.
A campanha de respeito ao idoso também já realizou intervenções na guarda mirim de Londrina e na EPESMEL, envolvendo mais de 300 jovens e adolescentes. Durante as intervenções, houve o contato e diálogo direto entre os jovens e adolescentes e os idosos.
De acordo com a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, a campanha é um trabalho de educação fundamental, para que sejam divulgados, à sociedade, os direitos dos idosos. “É uma ação voltada principalmente aos jovens, para que eles entendam a necessidade de ceder o banco que é preferencial. Este é um trabalho entre as diferentes gerações e, uma vez que as pessoas se entendam parte desse processo, entendam o envelhecimento como algo natural, passa, então, a existir o respeito”, disse.
Foto: Luiz Jacobs