Cidade

FEL contesta título de Curitiba nos Jogos da Juventude

Londrina conquistou o maior número de títulos; das 30 equipes da cidade que competiram em Campo Mourão, 18 ficaram entre os primeiros colocados

Na 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), realizado em Campo Mourão, a capital Curitiba foi considerada a campeã do Estado. No entanto, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) contesta o resultado, alegando que Londrina também deveria ser anunciada como campeã, por ter conquistado o maior número de títulos por modalidade.

O quadro geral de medalhas marcou Curitiba com 174 medalhas, sendo 73 ouros, 53 pratas e 48 bronzes. Das 73 de ouro, 60 foram somente na natação, ou seja, 82% das conquistas ocorreram em apenas uma modalidade. Londrina, além do Troféu Disciplina, obteve 43 medalhas de ouro, 39 de prata e 28 bronze; 110 no total. A cidade de Maringá ficou em terceiro na disputa.

Na competição por modalidade, Londrina terminou em primeiro com oito títulos: tênis masculino e feminino; tênis de mesa masculino e feminino; atletismo masculino; futsal feminino e xadrez masculino. Das 30 equipes londrinenses, 18 delas ficaram entre as primeiras colocações. Já Curitiba, ficou com nove equipes entre as primeiras colocações, a metade de Londrina.

O presidente da FEL, Claudemir Vilalta, destacou que Londrina foi campeã em três quesitos: maior número de títulos, de troféu, e a maior pontuação, se considerado o critério antigo da Paraná Esporte. “Único quesito que Curitiba foi campeã foi no número de medalhas, sendo que mais de 70% das medalhas conquistadas em uma única modalidade, a natação”, informou Vilalta.

“Estamos mostrando nossa indignação com o anúncio da Paraná Esporte. No mínimo, que eles considerassem Londrina e Curitiba como campeãs”, disse. O presidente da FEL afirmou que o resultado é injusto. “Londrina foi muito melhor. E, mesmo que não haja mudanças da parte deles, nós consideramos Londrina campeã”.

De acordo com o diretor técnico da FEL, Pedro Lanaro, o mais adequado seria o modelo adotado até 2008. “Através de pontuações. Cada modalidade passa a ter a mesma importância. Assim, os Jogos iam valorizar todos os esportes e, principalmente, os atletas. Seria mais justo, pois o campeão apontaria uma cidade mais estruturada, mais completa, com diversidade de investimentos”.    

 “Se o modelo de 2008 tivesse em vigor, Londrina teria 451 pontos e Curitiba 340. Outro fator. Nós teremos uma reunião, possivelmente, em dezembro ou janeiro do próximo ano, onde vamos propor a volta das pontuações. Já conversamos com representantes de Maringá, que também concordaram com a idéia”, afirmou Lanaro.

Para 2012, a Fundação de Esportes pretende ampliar a verba do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) de R$ 3,6 milhões, para R$ 4,2 milhões.

Classificação por medalhas:

1º: Curitiba – 73 ouros; 53 pratas; 48 bronzes; total de 174 medalhas
2º: Londrina – 43 ouros; 39 pratas; 28 bronzes; total de 110 medalhas

Classificação por modalidades:

1º: Londrina com 8 títulos
2º: Maringá com 6 títulos
3º: Curitiba com 5 títulos

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos