Destaques

Prefeito vistoria obras na barragem do Lago Igapó I

Obra para recuperar transposição na barragem será custeada com recursos do próprio município

Obra para recuperar transposição na barragem será custeada com recursos do próprio município

O prefeito Barbosa Neto, acompanhado do secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, vistoriou hoje (20) o início das obras na barragem do Lago Igapó 1. A obra, para recuperar a transposição na barragem do lago, danificada pelas chuvas, terá  parceria da Sanepar, que vai recompor a tubulação do local.

O prefeito Barbosa Neto explicou que a emergência na recuperação é devido à pista ser um ponto de estrangulamento do tráfego da cidade, dando acesso à PR 445, às avenidas Harry Prochet, Portugal, Duque de Caxias, Dez de Dezembro, além de ligar a zona Sul com a zona Leste. “Esse talvez tenha sido um dos lugares onde nós tivemos a maior violência das águas. Vamos fazer essa intervenção, a secretaria de obras começou o trabalho, imediatamente, para que possamos liberar meia pista, pelo menos”, disse.

O prefeito Barbosa Neto explicou que a emergência na recuperação é devido à pista ser um ponto de estrangulamento do tráfego da cidade, dando acesso à PR 445, às avenidas Harry Prochet, Portugal, Duque de Caxias, Dez de Dezembro, além de ligar a zona Sul com a zona Leste. “Esse talvez tenha sido um dos lugares onde nós tivemos a maior violência das águas. Vamos fazer essa intervenção, a secretaria de obras começou o trabalho, imediatamente, para que possamos liberar meia pista, pelo menos”, disse.A obra foi iniciada somente com verbas municipais, mas os recursos públicos não vão ser suficientes para recuperar todos os pontos da cidade atingidos pela chuva. Um levantamento feito apontou 14 pontes que precisam ser recompostas, três delas na zona Rural. “Se não tivermos ajuda do Governo Federal e do Governo do Estado, não conseguiremos realizar as obras necessárias. Mas não podemos ficar esperando, a população não pode ter interrompida a sua rotina e nós temos que agir rapidamente, embora tenhamos grande esperança no auxílio dos governos do Estado e Federal”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, explicou que o emergencial, no momento, é pensarmos no fluxo normal dos carros, para que se recobre um transporte adequado dentro da cidade. “Iremos recompor, de maneira provisória, a pista de rolagem que margeia o Lago Igapó 1. Constatamos ainda que esse projeto é insuficiente para as chuvas atuais e, por isso, estamos prevendo uma ponte com pista dupla, confiantes que os recursos do Governo virão, quando, então, teremos aqui uma obra mais adequada às condições meteorológicas atuais”, disse.

O secretário de Obras e Pavimentação disse que a obra só será agilizada com a contratação de empresas. “Já foram pedidos os orçamentos, estamos aguardando o retorno das empresas para realizar os reparos da maneira mais rápida”, afirmou.O secretário de Obras e Pavimentação disse que a obra só será agilizada com a contratação de empresas. “Já foram pedidos os orçamentos, estamos aguardando o retorno das empresas para realizar os reparos da maneira mais rápida”, afirmou.

A obra para a recuperação da transposição na barragem do Lago Igapó 1 faz parte dos R$ 800 mil de recursos próprios, anunciados pelo prefeito Barbosa Neto, hoje (20), durante coletiva semanal, que serão utilizados na recomposição de trechos danificados pelas chuvas, além do fortalecimento da operação de pavimentação de vias.

Além da barragem do Igapó, será recuperada, emergencialmente, uma passarela sobre o Ribeirão Lindóia – prolongamento da avenida Maritacas, no conjunto Eucaliptos, e refeito o muro do Jardim da Saudade, na zona norte. Com os recursos municipais, também, está contemplada a contratação de horas máquina para limpeza de fundos de vale, além de compra de CBUQ para a Usina de Asfalto, que serão utilizados em operações de pavimentação das vias que foram mais prejudicadas pela chuva.

Uma das pistas que margeia a barragem do lago deve ser liberada até amanhã. Após vistoriar a obra no Lago Igapó 1, o prefeito Barbosa Neto se dirigiu, ainda, à avenida Maritacas, para fiscalizar o local.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos