Prefeitura participa de seminário promovido pelo TCE
Palestras voltadas para mídia e conselhos municipais objetivam familiarizar o público alvo com as atividades do órgão
A Prefeitura Municipal de Londrina participou, nesta segunda (18) e terça-feira (19), do Seminário “Mídia e Controle Social”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), no Cine Com-Tour/UEL, em Londrina.
O evento foi dirigido ainda a estudantes universitários da cidade e região e aos profissionais de imprensa, como repórteres, editores, redatores, radialistas, cinegrafistas, produtores e pauteiros. O objetivo foi familiarizar o público-alvo com as atividades do órgão, além de destacar a importância da função fiscalizadora dos meios de comunicação.
O seminário foi realizado em duas manhãs e dará direito a certificado. No primeiro dia, os temas abordados foram “A importância do cidadão no controle dos gastos públicos”, em palestra proferida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Fernando Guimarães, e “A imprensa como elo entre o TCE e o cidadão”, que ficou sob a responsabilidade do jornalista Omar Nasser Filho, coordenador-adjunto de Comunicação Social do órgão.
No segundo dia, a primeira palestra teve como tema “Tribunal de Contas do Paraná: missão, estrutura organizacional e trâmite processual” e foi ministrada pelo auditor Ivens Zschoerper Linhares. A segunda fala do dia foi do procurador Eliseu de Moraes Correa, do Ministério Público de Contas, que abordou o assunto “O Ministério Público de Contas como elemento de efetividade da atuação do TCE”.
Na segunda (18), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizou ainda uma palestra destinada aos Conselheiros Municipais e Estaduais do Estado do Paraná, sobre “Os Conselhos Municipais e o Controle Social”. O objetivo foi mobilizar cidadãos e representantes sociais para atuarem no exercício do controle social das ações governamentais, sugerindo que os conselheiros municipais e estaduais, atuem com eficiência no controle social, ampliando a qualidade do controle juntamente com o Tribunal de Contas do Paraná.
Os dois eventos contaram com a presença do Núcleo de Comunicação e Controladoria-geral do Município.