Destaques

Encontro de Contadores de História tem início em Londrina

Pela primeira vez na cidade, evento oferecerá quatro oficinas relacionadas à arte de narrar uma história

Pela primeira vez na cidade, evento oferecerá quatro oficinas relacionadas à arte de narrar uma história

O prefeito Barbosa Neto participou hoje (24) da abertura oficial do primeiro Encontro de Contadores de História, promovido pela Biblioteca Pública de Londrina, em parceria com o projeto “Recado dos Livros”. O evento, realizado em comemoração aos 60 anos da Biblioteca, acontece até o dia 30 deste mês e conta com uma programação diversificada. A abertura do Encontro aconteceu no teatro Zaqueu de Melo.

O 1º Encontro de Contadores de Histórias é dividido em oficinas, palestras e espetáculos que ocorrem em todas as regiões da cidade. As oficinas serão realizadas na Casa de Cultura da UEL, localizada na avenida Duque de Caxias, 3.391 e no Museu de Arte de Londrina, rua Sergipe, 640.

O prefeito Barbosa Neto falou sobre a importância da contação de histórias e o seu papel na sociedade. “O homem é um ser narrativo e é preciso valorizar essa característica dando voz para esses personagens. É mais um grande legado cultural para a cidade e espero que vire tradição, assim como o FILO ou o Festival de Música. É o Promic financiando mais um presente para Londrina”, disse o prefeito.Ao todo, são quatro oficinas, todas relacionadas à arte de narrar uma história: “Oficina de Contação de Histórias”, com Daniela Fioruci; “O Tecer do Contador de Histórias”, com Guiomar Pimentel; “Acordais – A arte de contar histórias”, com Regina Machado, e “Oficina Ler e Contar histórias”, com Fátima Café. O evento é destinado a todos os interessados em aprender a contar histórias.

O prefeito Barbosa Neto falou sobre a importância da contação de histórias e o seu papel na sociedade. “O homem é um ser narrativo e é preciso valorizar essa característica dando voz para esses personagens. É mais um grande legado cultural para a cidade e espero que vire tradição, assim como o FILO ou o Festival de Música. É o Promic financiando mais um presente para Londrina”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, destacou que incentivar a cultura é obrigação do município. “Os projetos acontecem por méritos próprios. O que buscamos é fortalecer a política de cultura, o que torna Londrina uma referência como um local onde se faz cultura”, afirmou o secretário.

O secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, destacou que incentivar a cultura é obrigação do município. “Os projetos acontecem por méritos próprios. O que buscamos é fortalecer a política de cultura, o que torna Londrina uma referência como um local onde se faz cultura”, afirmou o secretário.Segundo o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, lembrou que a Biblioteca Pública completa 60 anos de dedicação à cidade e que, em comemoração, o encontro foi pensado há um ano e hoje se torna realidade. “Estamos divulgando a leitura, os autores londrinenses e o trabalho da biblioteca. Essa gestão vem valorizando projetos culturais, de incentivo à leitura”, enfatizou.

A coordenadora do evento e do projeto “Recado dos Livros”, Cláudia Silva, destacou que o objetivo do projeto, realizado no decorrer deste ano, é estimular a formação de novos leitores e que este é um momento para que as pessoas contem suas histórias. “É muito emocionante ver esse encontro acontecendo. Então, vamos contar nossas histórias”, disse.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição pelo e-mail  biblioteca@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3371-6500, até a véspera da realização.
Programação:

24, 25 e 26 de outubro

“O Tecer do Contador de Histórias” – Guiomar Pimentel
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Museu de Arte de Londrina

27 de outubro

“Acordais – A arte de contar histórias” – Regina Machado
Horário: das 9h às 12h
Local: Casa de Cultura (Divisão de Artes Cênicas)

27 e 28 de outubro

“Oficina Ler e Contar histórias” – Fátima Café
Horário: das 8 às 12h
Local: Casa de Cultura da UEL (Divisão de Artes Cênicas)

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos