Londrina ganha mais oito parques infantis
Propiciam à população espaços de lazer; parques contam com balanço, gangorra, escorregador e casinha
Londrina conta com mais oito parques infantis, que beneficiam as crianças da cidade. Três desses parquinhos foram entregues oficialmente hoje (24), pelo prefeito Barbosa Neto. Os parques, distribuídos nas regiões norte, sul e oeste, foram equipados com balanço, gangorra, escorregador e casinha.
Os brinquedos foram construídos, mediante investimento de R$ 6.990 em cada parque infantil, com recurso próprio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Todos os parques foram construídos com material que garante segurança às crianças. A instalação conta com o apoio da Secretaria do Ambiente, que providencia as árvores e a grama, e da Secretaria de Obras, na instalação de bancos.
De acordo com o diretor de operações da CMTU, Luciano Borrozzino, o objetivo é propiciar à população mais espaços de lazer, por meio da revitalização destes locais. “O projeto ajuda na melhoria de espaços degradados ou na utilização de áreas públicas que não tinham espaço de lazer para as crianças”, explicou.
Ele pontuou que já foram instalados quatro parques infantis em Londrina e que, agora, a cidade já conta com 12. “São um sucesso. Uma média de 100 a 200 crianças por dia utilizam os parques”, informou. O diretor de operações destacou também que serão instalados novos parques infantis em Londrina, no ano que vem.
Ele explicou que o parque do jardim Perobal foi instalado em uma área que era de descarte irregular; o do jardim Paraíso era uma área pública que estava sendo invadida. Os parques infantis dos jardins São Francisco e Jamile Dequech, segundo Borrozino, foram instalados por serem áreas afastadas e carentes da cidade, sem opção de lazer.
O parquinho do conjunto Semíramis foi uma promessa do prefeito Barbosa Neto, pós inauguração de academia ao ar livre para a comunidade. Também, na zona norte, o do Luiz de Sá foi inaugurado depois da retirada dos índios, realocados para outra área. Lá também será instalada cesta de basquete.
Os outros dois parquinhos foram instalados no Bosque e no jardim Cafezal. Borrozino explicou que o bosque foi revitalizado e que o Cafezal era uma área carente de lazer para as crianças.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu e parabenizou o trabalho da CMTU. Ele disse, ainda, que espera que as comunidades possam aproveitar os benefícios dos parquinhos e que ajudem a conservá-los.
A inauguração do parque do conjunto Luiz de Sá, na rua Alcides Simão Santiago, contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Salim Aboriham, de período integral. Os estudantes da Escola Municipal Eugênio Brugin acompanharam a inauguração do parque na avenida José Marinho, jardim Novo Perobal. Após a inauguração, as crianças aproveitaram para brincar.
Fotos: Luiz Jacobs