Destaques

Município abre as comemorações do mês da Consciência Negra

Município abre as comemorações do mês da Consciência Negra

Abertura contou com a presença do prefeito Barbosa Neto e de líderes do movimento negro da cidade

A Prefeitura de Londrina, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial abriram hoje as atividades do mês da Consciência Negra, em Londrina. Isso porque, no dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A abertura das comemorações foi realizada hoje (4) no Museu de Arte.

O prefeito Barbosa Neto citou que, infelizmente, Londrina é a única cidade do sul do país a adotar o feriado da Consciência Negra. Ele falou que é uma data importante, principalmente, pela possibilidade de reflexão. “Respeitando apenas o direito à igualdade, que as pessoas possam não ser rotuladas pela sua cor da pele, etnia, ou por qualquer outro tipo de orientação”, afirmou o prefeito. 

A gestora municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Fátima Beraldo, observou que este é o ano internacional dos afro descendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). “No mês da consciência negra, um número cada vez mais representativo de comunidades tem se mobilizado em todo país em torno de atividades relativas à participação da pessoa negra na sociedade, nos diferentes setores”, destacou.

Ela citou a defesa da permanência das cotas sociais e raciais e o fim do critério de proporcionalidade, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), como um “instrumento ímpar de ação afirmativa”. “A continuidade do processo de cotas na UEL foi, sem sombra de dúvidas, neste ano de 2011, ano do afro descendente, um dos mais relevantes avanços nos últimos tempos”, salientou a gestora municipal.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Mendes de Souza, afirmou que Londrina é uma cidade vanguardista no país. “Tanto que, em 1939, nós já tínhamos o primeiro clube negro na cidade”, disse. “Em cinco anos de Londrina, você já tinha um movimento negro em busca da igualdade para todos”.
Município abre as comemorações do mês da Consciência Negra
Ele destacou que a proposta do Conselho é atingir todos os níveis da sociedade, buscando a igualdade entre as raças. “Nós não queremos a troca do poder. Queremos estar junto do poder, para a gente construir esta nação e esta nação distribuir a riqueza a todos de forma igualitária”, disse Mendes de Souza.
A diretora do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da UEL, Rosane Borges, pontuou que o 20 de novembro é sempre uma data especial. “Porque reatualiza uma luta cotidiana que se trava nos 365 dias do ano”, disse. “É uma data que reposiciona uma agenda política para a gente pensar a igualdade e a liberdade para todos”, completou.

A diretora do NEAA destacou também que “se a gente pensa na construção de uma Londrina para todos, a gente tem que pensar, antes de tudo, nas desigualdades que afetam grupos humanos desigualmente”.
A Banda de Músicos de Londrina encerrou o evento com o hino a Londrina. Também, estiveram presentes, a coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais, Heloísa Botelho, a diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, o presidente da Associação Recreativa Operária de Londrina (AROL), Oscar Nascimento, e os secretários municipais, Edson de Souza, Sueli Galhardi e Jacqueline Micali, das secretarias do Planejamento, Mulher e Assistência Social, respectivamente.

Programação

O mês da Consciência Negra conta com apresentações culturais, palestras e jantar dançante, que será realizado amanhã (05), às 21h, na AROL. O valor do ingresso é R$ 10.
Na próxima quinta-feira (17), será realizado o seminário “Londrina e a Inclusão Social: 10 anos pós Durban”. A palestra acontece às 19h e será ministrada por Nei Lopes, no anfiteatro maior do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UEL.

Na sexta-feira (18), está prevista a palestra “O papel das comunidades tradicionais no contexto contemporâneo”, com o pesquisador Severino Lepê Correia, das 14h às 18h. Os participantes das palestras terão direito a certificados expedidos pela UEL.

Para comemorar a véspera e o dia da consciência negra (19 e 20 de novembro), haverá o show “Londrina celebra Zumbi”, no Museu de Arte de Londrina. O evento conta com exposições de artesanatos, de cultura e atrações gastronômicas. A entrada é gratuita e a expectativa é que mais de 3 mil pessoas participem da comemoração.

Fotos: Luiz Jocobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos