Cidadão

Atividades destacam Dia da Consciência Negra em Londrina

Palestras e atividades culturais estão programadas para chamar a atenção da comunidade quanto à importância dos negros na construção do Brasil

O dia 20 de novembro celebra o dia nacional da Consciência Negra, e para celebrar a data, a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e com o Núcleo de Estudos Afro Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina está promovendo diversas atividades para lembrar o feriado municipal, sancionado em dezembro de 2009 pelo prefeito Barbosa Neto.

De acordo com a gestora pública de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, o feriado é uma grande conquista para a comunidade negra de Londrina. “A cidade de Londrina é a primeira cidade do Paraná a sancionar o feriado municipal do dia da Consciência Negra e serve de modelo para outros municípios, na luta dos movimentos negros, que buscam nesta conquista, o reconhecimento pela sua importância histórica e cultural na formação da nação brasileira”, declarou.

Maria de Fátima destacou a coragem do prefeito Barbosa Neto, ao sancionar o feriado municipal nesta data. “O movimento negro tem alcançado muitas conquistas, mas a participação dos parceiros e aliados não negros tem sido fundamental. Em Londrina, com a participação ativa do prefeito, nossas conquistas têm avançado bastante, inclusive já temos planejado um organismo efetivo para trabalhar em conjunto com o Conselho”, declarou.

A gestora também contou que durante este mês de novembro, várias atividades estão previstas para comemorar o Dia da Consciência Negra. “As atividades já tiveram inicio no dia quatro, com a abertura oficial, e depois com a realização do baile em homenagem aos pioneiros da Arol, que foi um grande sucesso, de público e de organização, e que alcançou seu objetivo, de conscientizar a comunidade do papel do negro na construção de Londrina”, contou.

“O principal objetivo destas atividades é chamar a atenção quanto à lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira no ensino fundamental, além de valorizar, reconhecer e recuperar a contribuição que o povo negro fez pelo Brasil”, afirmou Maria de Fátima. Ela também informou que para comemorar a data, as escolas da rede municipal estão oferecendo aos alunos, uma merenda diferenciada nesta semana, com elementos da cultura africana que foram absorvidos por outras culturas, como o cuscuz e a canjica.

Maria de Fátima também destacou que as palestras realizadas nesta quinta (17) e sexta-feira (18) chamam a atenção para estes fatores. “Na quinta, Nei Lopes foca desde a saída do negro da África, sua dispersão e de que forma ele se encontra hoje, principalmente destacando a questão do racismo. Na sexta, o professor Severino Lepê Correia faz uma palestra voltada especialmente para os professores da rede pública de ensino, destacando a abordagem das religiões de matriz africana dentro do ensino”, contou.
“Toda a programação é aberta ao público em geral, inclusive as palestras, onde os participantes poderão discutir, opinar e debater o assunto”, comentou Maria de Fátima. A programação cultural começa na sexta, com a presença do grupo Balaio de Canto no Sexta na Concha.

Programação

Quinta-feira (17) – 19h Seminário: “O negro e a Diáspora”
Local – Anfiteatro do CCH – UEL
Palestrante – Nei Lopes
Sexta-feira (18) – 14h Palestra: “O Papel das Comunidades Tradicionais no Contexto Contemporâneo”
Local – CMEI Valéria Veronesi (Supercreche) Rua Benjamin Constant, 800
Palestrante – Severino Lepê Correia
18hs – Sexta na Concha com o grupo Balaio de Canto

Sábado (19) – 19h Abertura da 26ª Mostra Zumbi dos Palmares
Local – Vila Cultural Brasil
20h – Londrina Celebra Zumbi – edição 2011
Local – MAL – Museu de Arte Moderna de Londrina
Show Igualdade Racial é Prá Valer!

Domingo (20) – 20h – Show Londrina Celebra Zumbi – edição 2011
Local – MAL – Museu de Arte Moderna de Londrina
Show Igualdade Racial é Prá Valer!
Artistas locais e convidados

Quinta-feira (1/12) – das 19h às 23h
Local – Teatro Zaqueu de Melo
– Palestra: “Educação e Saberes Plurais”
Convidada – Elisa Larkin Nascimento
– Homenagem ao Prof. Abdias do Nascimento
– Cerimônia de entrega do “Prêmio Saberes da Diversidade” (NEAA/UEL)
Sábado (3/12) – 22h – Londrina Celebra o Samba edição 2011

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos