Destaques

Multirão de combate à Dengue começa hoje em Londrina

Multirão de combate à Dengue começa hoje em Londrina

Projeto “É Londrina no combate à Dengue” prevê que aproximadamente 1.500 residências recebam a limpeza

O projeto “É Londrina no combate à Dengue”, lançado pelo prefeito Barbosa Neto no dia 11 deste mês, em que prevê ações integradas de prevenção da doença no município, começou hoje (16). Entre os trabalhos desenvolvidos, está o multirão de combate à dengue, que iniciou, nesta quarta-feira, a limpeza na região leste da cidade.

Com 50 profissionais trabalhando diariamente, as ações do multirão tem por objetivo a limpeza de aproximadamente 1.500 casas por semana, porém, de acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, a maior concentração da equipe de endemias está nos fundos de vales e terrenos baldios. “Existe muito material depositado incorretamente nesses locais. Os mosquitos utilizam esses objetos para se desenvolverem e, como os fundos de vales ficam muito próximos das residências, a atenção precisa ser redobrada”, afirma.

Esta semana, a equipe do multirão passa pelo jardim Marabá, região leste, nos dias 16 e 17, e por Lerroville, região rural, na próxima sexta-feira (18). “Serão removidos materiais que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. Iremos entrar nos quintais e retirar esses materiais junto com o morador. Recolheremos apenas os objetos que acumulam água”, explica o coordenador.

Além dos mutirões de limpeza, as ações incluem a contratação de mais agentes de endemias, campanhas de publicidade e o trabalho educativo sobre a dengue, através da Biblioteca Móvel Ambiental. Todas essas atividades são desenvolvidas através da integração entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação; da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Defesa Civil.

Segundo Belisário, os materiais recolhidos no multirão terão destinações específicas. “Durante a limpeza, serão divididos, os objetos recicláveis em sacos verdes, recolhidos pelas cooperativas de reciclagem; os rejeitos em sacos pretos  que serão encaminhados para CTR e os materiais inservíveis serão recolhidos pela CMTU e encaminhados à Central de Logística Reserva”.

Belisário disse que o objetivo dessas ações é que Londrina chegue, no mês de janeiro, com a situação da dengue estável. “Quanto mais diminuímos os locais de criadouros, menores serão os riscos de casos de dengue na cidade”.

O coordenador de endemias alertou, ainda, a importância da participação da população nesse combate. “Os moradores dos lugares que estão recebendo a equipe do mutirão devem ajudar a retirar os materiais e colocar na calçada para serem recolhidos. Lembrando que o cidadão é o próprio agente do seu domicilio e deve estar atento quanto à limpeza do seu quintal e a destinação correta dos objetos”, concluiu.

Cronograma dos mutirões:
 
16 e 17 de novembro – Região Leste – Área de abrangência da UBS do Marabá
18 de novembro – Região Rural – Lerroville
22 e 23 de novembro – Região Norte – Área de Abrangência da UBS Parati
29 e 30 de novembro – Região Oeste – Jardim Santiago
06 e 07 de dezembro – Região Central – CSU
13 e 14 de dezembro – Região Sul – União da Vitória
20 e 21 de dezembro – Região Leste – Armindo Guazzi
27 e 28 de dezembro – Região Norte – Vivi Xavier

Central de Logística Reversa

A Central de Logística Reversa foi lançada em Londrina pelo prefeito Barbosa Neto no dia 11 deste mês. Com 60 mil m² total de área, a Central vai funcionar nos antigos barracões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), doados à Prefeitura.

O novo local é responsável por armazenar resíduos inservíveis, ou seja, materiais como: móveis, pneus, eletrodomésticos, pilhas, lâmpadas, isopor, eletrônicos, entre outros. “Após o recolhimento dos materiais pelos mutirões de limpeza, estes passaram por um processo de separação na Central, sendo encaminhados, assim, aos próprios fabricantes”, esclareceu Belisário. Ainda de acordo com o coordenador de Endemias, essa ação tem a finalidade de proporcionar a destinação correta dos materiais que não têm utilidade.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos