Encontro discute saúde da pessoa negra
Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras discute DST e Anemia Falciforme
O Templo Ylê Axé Opo Omin promove nos dias 25 e 26 de novembro, em Londrina, o IV Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde da População Negra, que será realizado na sede da APP – Sindicato, na avenida Juscelino Kubitscheck, 1834.
Segundo a presidente do Templo Ylê Axé Opo Omin, Terezinha Pereira da Silva, mais conhecida como Mãe Omin, a troca de informações e saberes entre as comunidades adeptas às religiões afro-brasileiras, profissionais de saúde e comunidade em geral sobre HIV/AIDS e doenças falciformes, é o principal objetivo do encontro.
Mãe Omin, que também integra a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde da População Negra, também, destacou que as doenças falciformes, específicas da população negra, merecem atenção especial de toda população. O encontro pretende mobilizar o movimento negro e feminino de Londrina e região, para criar políticas públicas de qualidade, além da formação e sensibilização dos profissionais da saúde, no tratamento e nos cuidados com a pessoa negra.
Mãe Omin informou ainda que as pessoas residentes em outras cidades e que necessitarem de hospedagem podem entrar em contato com o Templo até o dia 23 de novembro, informando nome completo, endereço, RG e CPF. “No ano passado, várias pessoas de outras cidades, como Maringá e Paranavaí, não puderam participar por não conseguirem hospedagem. Este ano, em parceria com a APP Sindicato, conseguimos disponibilizar algumas vagas de hospedagem para estas pessoas”, destacou.
Os interessados podem entrar em contato com o Templo Ylê Axé Opo Omin, pelo telefone 3321- 2432.
Programação
25/11 (sexta-feira)
19h – Inscrições
20h – Abertura
20h30- Apresentação da Rede de Mulheres Negras/PR e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
21h30 – Coffe Break e Encerramento
26/11 (sábado)
7h30 – Inscrição
8h15 – Coffe Break
8h15 às 9h30 – Mesa redonda: DST/AIDS e suas interfaces com outras doenças
9h30 às 10h30 – Anemia Falciforme
10h30 às 11h30 – Secretaria da Mulher