Prefeito entrega 29ª horta comunitária no Parque João Milanez
Horta que atende cerca de 120 pessoas cultiva, nos seus mil metros, oito tipos de verduras livres de agrotóxico
O prefeito Barbosa Neto entregou hoje (24), durante a entrevista coletiva semanal, mais uma horta comunitária para o município de Londrina. A 29ª horta está localizada no Parque Ecológico João Milanez, região sul da cidade e integra o programa Hortas Comunitárias, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
Nos mil metros quadrados de terreno, estão plantados cebolinha, salsinha, almeirão, beterraba, couve-flor, couve-manteiga, cenoura e alface do tipo crespa, americana e roxa, todos livres de agrotóxico.
Barbosa Neto enfatizou, além da importância da alimentação saudável, também, o envolvimento da comunidade carente nesse projeto. “São utilizados espaços degradados e ociosos e que agora estão sendo revitalizados por esse projeto, como também, dentro de escolas e creches”, disse.
A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, falou sobre o investimento do prefeito nesse projeto, que oferece dignidade às pessoas, através do alimento saudável. “O prefeito acredita na política de segurança alimentar, que oferece ao povo um alimento saudável e a melhora da refeição na mesa. Isso nunca aconteceu, antes, em Londrina”, salientou.
O novo espaço, segundo o coordenador de hortas comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, vai atender 40 funcionários da Secretaria Municipal Meio Ambiente (Sema), que trabalham no local, como também, suas respectivas famílias, o que corresponde às 120 pessoas que vão poder desfrutar dos alimentos saudáveis.
Diferente dos outros espaços já inaugurados, a horta do Parque João Milanez foi plantada no formato circular. Hirooka explicou que a mudança do formato retangular para circular deve-se ao terreno e ao espaço destinado ao plantio. Ele completou que a única diferença é visual, ou seja, em prol do embelezamento ornamental.
Fotos: Luiz Jacobs