ONG Viver divulga ações preventivas de câncer infantil
Prefeitura chama atenção para o dia do combate ao câncer e para o dia de doação de sangue
Durante coletiva semanal de hoje (24), a Prefeitura de Londrina, em conjunto com a Organização Não Governamental (ONG) Viver, convoca a atenção da população londrinense quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e para a doação de sangue.
Como ontem (23) foi o “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, instituído desde 2008, data que tem a finalidade de alertar sobre o câncer infantil e estimular ações educativas e preventivas da doença. O prefeito Barbosa Neto, que conhece a importância do assunto, convidou a ONG Viver para promover o apelo, durante a coletiva, com o objetivo de atrair a atenção de toda população.
“É necessário promover, cada vez mais o envolvimento do poder público e da população nessa ação. É muito importe todos poderem se unir, com tão pouco, através da doação de sangue do diagnóstico precoce, nas escolas, nos Viva Vidas, nos CRAS espalhados por toda cidade”, ressaltou Barbosa.
Para enfatizar a importância do discurso, a presidente e voluntária a entidade, Nina Cotello, falou sobre a ação. “Quando diagnosticado precocemente os índices de cura chegam à cima de 80%. Por isso, precisamos do apoio da família, dos profissionais de saúde, os gestores, da sociedade de uma maneira geral para nos ajudar nessa campanha”.
Além do “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, foi alertado, também, quanto ao “Dia nacional da doação de sangue”, que é comemorado amanhã (25). Como forma de apelo, a solenidade contou com a presença das crianças atendidas pela ONG, que estão em tratamento contra o câncer e também, das mães que lutam junto com os seus filhos, e conhecem a importância e a necessidade de um diagnóstico precoce da doença e da doação de sangue para ajudar na recuperação. “Eles estão aqui hoje fazendo um apelo para toda comunidade de Londrina, para irem até ao hemocentro e serem doadores de sangue, porque isso faz a diferença na vida deles”, disse Nina.
A ONG Viver conta com 40 voluntários que ajudam desde a montagem de cestas básicas até atendimento odontológico, psicológico, entre outros. A instituição, sem fins lucrativos, existe desde 2001 e tem como objetivo cuidar e apoiar crianças portadoras de câncer, que estão em tratamento no Hospital Universitário e no Hospital do Câncer de Londrina.
São atendidas pela ONG, cerca de 240 portadores de câncer, de 0 a 21 anos. Pelo trabalho desenvolvido em Londrina e na região já recebeu prêmios como Gincana McDia Feliz 2011 e Nossa Gente de Londrina, na categoria Solidariedade e honraria como Comenda Ouro Verde.
Segunda a presidente da entidade, é importante ressaltar também, a participação da população na ajuda financeira para manter os trabalhos que vem realizando em crianças e adolescente de Londrina e de mais 56 municípios.
Para ajudar a ONG em seus trabalhos, as pessoas podem telefonar para o (43) 3343-0044 ou ir, pessoalmente, na rua Lucilla Balalai, 391, próximo ao Hospital do Câncer de Londrina.
Sintomas
Abaixo estão 10 sintomas, elencados pela ONG Viver, que podem ajudar a detectar precocemente o câncer infanto-juvenil.
– Palidez inexplicada.
– Febra prolongada, sem causa identificada.
– Perda de peso.
– Reflexo esbranquiçado nos olhos, quando da incidência de luz.
– Caroços em qualquer parte do corpo, especialmente na barriga.
– Ínguas de crescimento progressivo.
– Crescimento dos olhos, podendo estar acompanhado de manchas roxas no local.
– Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços.
– Nódoas roxas ou sangramento, sem machucados.
– Vômitos acompanhados por dor de cabeça, diminuição da visão ou perda do equilíbrio.
Fotos: Luiz Jacobs