Museu de arte recebe exposição do artista Jeolás
Também haverá lançamento de um livro que conta com o patrocínio do Promic
O Museu de Arte de Londrina recebe neste domingo (27), às 10h, exposição e lançamento do livro sobre a obra do pintor Jeolás. O livro, in memorian, é um catálogo das obras do artista e reúne cerca de 140 delas. O Museu de Arte está localizado na rua Sergipe, 640.
O livro foi organizado pelos filhos do artista Nenê e Leila Jeolás, que são professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Após o lançamento do livro, o Museu abriga exposição temática, que reúne 31 obras de Jeolás. A exposição, que é uma síntese do trajeto exposto no catálogo, ficará aberta ao público até o dia 9 de dezembro. O Museu de Arte funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h.
O genro do artista e consultor colaborativo, Cláudio da Costa, afirmou que após 21 anos da morte de Jeolás, o livro é uma forma de prestar homenagem ao artista. “Como as obras dele não circulam em galerias, além de homenageá-lo, o catálogo o insere na arte paranaense”, explicou.
Costa observou que Jeolás iniciou com uma pintura mais desenhada, e que a última fase das suas pinturas se aproximava mais a um “expressionismo dramático”. “Ele buscou retratar pescadores, meninos com pipa, natureza morta, entre outros elementos. Mas o foco das suas pinturas é mesmo o ser humano”, pontuou o consultor, sobre a temática da obra do artista.
Luiz Carlos Coelho Neto Jeolás veio do Rio de Janeiro para Londrina, na década de 60. Em Londrina foi diretor do Sanatório de Tuberculose, médico pneumologista do Hospital Universitário (HU) e um dos pioneiros da cirurgia torácica.
Segundo o genro, Jeolás descobriu a pintura com uma doença que sofreu em 1973. Desde então dividiu seu tempo entre a pintura e a medicina. Luiz Carlos Jeolás faleceu em 27 de dezembro de 1990.
O livro recebeu patrocinio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Costa elogiou o projeto e disse que sem ele, não conseguiriam produzir o livro, nem a exposição. Ao todo, os 500 exemplares publicados, com patrocínio do Promic, serão distribuídos em instituições de ensino, museus e escolas de arte plástica. Outros 100 exemplares serão distribuídos no dia da abertura da exposição.
Somados ao livro e a exposição, show também presta homenagem ao artista Jeolás, com Zeca Lopez, músico londrinense radicado na França. O show será realizado no dia do lançamento do livro, próximo domingo (27), às 21h, no Bar Valentino (avenida Prefeito Faria Lima, 486). Também haverá o lançamento do CD “Atrás da boléia”.