Cidade

Londrina homenageia Abdias do Nascimento nesta quinta

Cartão telefônico da Sercomtel será entregue à Elisa Larkin do Nascimento, que também estará realizando uma conferência magna sobre educação

Dentro da programação dos eventos voltados para as comemorações do feriado do Dia da Consciência Negra –20 de novembro-, será realizado nesta quinta-feira (1º), no Teatro Zaqueu de Melo (avenida Rio de Janeiro, 413) a partir das 19h, o lançamento do cartão telefônico da Sercomtel que homenageia o político e ativista social brasileiro Abdias do Nascimento, seguido de uma conferência magna com a doutora Elisa Larkin Nascimento.

De acordo com a gestora pública da Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GPPIR) Maria de Fátima Beraldo, a homenagem a Abdias do Nascimento é um reconhecimento de toda a sua trajetória de luta pela população negra. “Como político ele foi o parlamentar que apresentou o primeiro projeto de ações compensatórias com políticas publicas de igualdade racial”, contou.

Falecido em maio deste ano aos 97 anos, Abdias do Nascimento foi político, artista plástico, professor e um ícone na luta pela igualdade racial no Brasil. “A cidade de Londrina, através desta homenagem, reconhece a contribuição de Abdias para a causa negra, e também reconhece a contribuição de toda a população negra na construção da cidade e de toda a região”, disse Maria de Fátima.

Para receber a homenagem, estará presente a doutora em psicologia pela USP, co-fundadora e atual diretora presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) Elisa Larkin Nascimento, que também vai falar sobre o papel da educação no combate ao racismo e discriminação racial dentro da sociedade, em uma conferência magna, intitulada “Educação e saberes plurais: o papel da escola e do professor”.

Maria de Fátima ainda frisou que o evento é aberto à população. “Todas as pessoas são convidadas a participar deste momento tão importante, esta homenagem a Abdias do Nascimento e a conferência com a doutora Elisa Larkin do Nascimento”, completou.

Prêmio Saberes da Diversidade

A gestora pública Maria de Fátima Beraldo informou ainda que devido a detalhes técnicos, o “Prêmio Saberes da Diversidade”, voltado para a valorização e divulgação de trabalhos e projetos empenhados em estabelecer uma educação anti-racista em Londrina e região, não será mais entregue nesta quinta-feira. “Tivemos problemas técnicos com o prêmio, e em breve estaremos divulgando a nova data para a premiação dos trabalhos ganhadores”, garantiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos