Prefeito participa do lançamento da Coleção de Natal do Economia Solidária
Peças produzidas pelos 150 empreendedores estão à disposição para comercialização no Centro Público de Economia Solidária
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (30) do lançamento da Coleção de Natal do Programa Municipal de Economia Solidária. O evento que acontece todos os anos surpreende a cada edição, com novos produtos artesanais de decoração e alimentação, feitos pelos 35 grupos de geração de trabalho e renda.
A solenidade foi realizada no próprio Centro Público de Economia Solidária, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a avenida JK. Os 150 empreendedores participantes do programa apresentaram diversos produtos como peças decorativas, artesanatos, presentes, todos com a temática de natal, além de panetones, chocotones, bombons e bolachas caseiras.
O Economia Solidária é um programa que além de oferecer um espaço para a comercialização dos produtos, oferta aos grupos assessoria, capacitação e a promoção da produção e comercialização dos respectivos materiais vendidos. E toda a renda dos produtos comercializados e vendidos é revertida aos próprios empreendedores.
O prefeito enfatizou que cada vez mais tem acontecido um crescimento das ações no campo da assistência social nessa administração. “Nós pegamos o orçamento e vamos elevar para R$ 31 milhões da Assistência Social, o que equivale a quase 8% do bolo do orçamento da prefeitura no ano que vem. Algo que nunca tinha sido registrado antes”.
A secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali, afirmou que o prefeito Barbosa Neto tem cumprido a responsabilidade de um bom administrador que é dar continuidade e aprimorar aquilo que, como aconteceu no programa de Economia Solidária. “Essa é a economia que faz a diferença na vida das pessoas que tem que se emancipar e procurar uma nova forma de viver”, salientou a secretária.
Segundo a gerente de Inclusão Produtiva do Economia Solidária, Nelma Liberato, os grupos se prepararam e planejaram para esse lançamento. “Esse ano teve uma inovação com construção da árvore de natal, feita com os produtos de todos os empreendimentos, que significa paz, alegria, esperança e vida.”
A abertura para a comercialização dos produtos natalinos começou hoje (30), porém, as pessoas podem comparecer ao Centro Público do Programa Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. “Todas as vezes que adquirirem um produto da Economia Solidária, a pessoa está contribuindo para gerar trabalho e renda aos trabalhadores”, completou Nelma.
Fotos: Luiz Jacobs