Destaques

Cartilha sobre prevenção da AIDS foi lançada hoje

Cartilha foi lançada hoje

Cartilha é resultado do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres lançou hoje (30), no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, a cartilha “Colcha de Retalhos: Mulheres construindo saberes sobre a prevenção da AIDS”. A data foi escolhida porque dia 1° de dezembro se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

A cartilha é fruto de um projeto desenvolvido este ano e está inserido no Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, aprovado em 2011, onde consta a implementação de ações preventivas e de controle a doenças.

O projeto Colcha de Retalhos é resultado da parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e da Faculdade Pitágoras. O projeto tem o objetivo de contribuir com a prevenção e redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a infecção pelo HIV, entre mulheres participantes dos projetos Viva Vida e Centro de Formação Cidadã da cidade.
Cartilha foi lançada hoje
As estagiárias do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras receberam uma capacitação sobre as questões de gênero e DST/HIV/Aids, por diversos órgãos municipais. Depois, elas realizaram algumas oficinas sobre a temática, além de desenvolverem uma consciência crítica das vulnerabilidades em que as mulheres estão submetidas. O resultado final das oficinas culminou na produção da cartilha.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, disse que é muito importante discutir a feminização da AIDS. “Infelizmente, a feminização da AIDS é um processo crescente”, informou. “Esse projeto veio então justamente para isso, para que nós possamos discutir esse processo com as mulheres”, completou a secretária. 

Sueli disse também que o produto final deste projeto, que é a cartilha, será utilizado no próximo ano como instrumento para fornecer às mulheres informações sobre a prevenção e o enfrentamento da feminização da AIDS.

O prefeito Barbosa Neto lamentou que falar de AIDS ainda seja um tabu. “Tem muita gente ainda que não compreende e discrimina. E vocês que estão aqui, estão dando uma lição para nós todos”.
Cartilha foi lançada hoje
O prefeito parabenizou todos os envolvidos no projeto. E, para terminar, ele citou alguns dados alarmantes. Na década de 80, para cada 20 homens, tinha uma mulher infectava com o vírus HIV; na década de 90, a proporção era de 10 homens para uma mulher infectada e, hoje, a cada dois homens, uma mulher tem o vírus da AIDS.

Representando os parceiros do projeto, a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali; de Saúde, Marco Nishida, e o diretor geral da Pitágoras, Marcos Geraldo Rambalducci, agradeceram a oportunidade de participar do projeto Colcha de Retalhos e ressaltaram a importância do trabalho em conjunto, para o sucesso de ações e surgimento de iniciativas novas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos