Guarda Municipal anuncia Operação Natal em Paz
Pela primeira vez na cidade, ação vai envolver todo efetivo da Guarda, fortalecendo os estabelecimentos comerciais da área central e região norte de Londrina
O prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (1º), durante entrevista coletiva semanal, a primeira Operação Natal em Paz. O objetivo é fortalecer a segurança em regiões de grande movimentação econômica, além de alertar e conscientizar a população, sobre a importância de tomar cuidados básicos com a segurança, principalmente, nesse período de festividades.
Por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, a Guarda Municipal vai reforçar o patrulhamento a partir da próxima segunda-feira (5), quando os estabelecimentos comerciais ficam abertos até as 22h. A operação vai ser realizada das 7h às 23h, durante todo mês de dezembro.
No seu discurso, Barbosa Neto destacou a importância da Operação Natal em Paz, a fim de oferecer mais tranqüilidade aos comerciantes e consumidores londrinenses. “Uma ação de conforto para Londrina. Poucas corporações têm um efetivo real nas ruas da cidade, como nós vamos ter. A expectativa é receber no período de natal cerca de 330 mil visitantes. A presença da Guarda Municipal é um privilégio”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, todo efetivo da Guarda se dedicará a operação. Além das rondas a pé, também ficam à disposição 25 viaturas, 14 motocicletas e 10 bicicletas. “Os 236 guardas vão fazer parte desta operação. Cerca de 80 guardas, através de um sistema de revezamento em três turnos, atuarão nas ruas de Londrina”, explicou.
“No caso dos carros, as viaturas vão cumprir duas etapas, o patrulhamento no centro da cidade e estarão nos pontos bases para atender os possíveis chamados. Já as motocicletas permanecerão nos pontos de apoio para se deslocarem quando acionadas”, completou Melo.
Com o apoio da Patrulha Escolar, os guardas municipais vão realizar rondas na região central da cidade, como no calçadão, Praça Tomy Nakagawa, rua Sergipe, assim como na região norte, especificamente na avenida Saul Elkind. “Eles estarão distribuídos em pontos estratégicos e podem se deslocar para qualquer região, caso haja necessidade”, informou o secretário de Defesa Social
Joaquim Antonio de Melo explicou a necessidade e importância da Operação Natal em Paz. “Aproximadamente R$ 250 milhões de reais vão circular pelo comércio londrinense, seja em compras ou pagamento de contas. A grande movimentação aumenta a probabilidade e os índices de roubos e furtos.”
A Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), também disponibiliza a população uma cartilha com dicas de segurança. Nesta época do ano, ainda haverá o fortalecimento no combate ao comércio ilegal pelas ruas da cidade.
Fotos: Vivian Honorato