Destaques

Abdias do Nascimento estampa cartão telefônico da Sercomtel

HomAbdiasLJP

É a homenagem da Prefeitura de Londrina ao ícone na luta pela igualdade racial no Brasil; prefeito Barbosa Neto entregou um quadro com os cartões à esposa Elisa Larkin Nascimento

Londrina prestou uma homenagem ao ex-deputado federal, senador da República, artista plástico, professor e um ícone na luta pela igualdade racial no Brasil, Abdias do Nascimento, falecido em maio deste ano, com 97 anos. A homenagem faz parte da programação às comemorações do feriado do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

A empresa de telefonia Sercomtel lançou o cartão telefônico para homenagear Nascimento, que entre outras ações, enquanto parlamentar apresentou o primeiro projeto de ações compensatórias com políticas publicas de igualdade racial.

O prefeito Barbosa Neto e o presidente da Sercomtel, Roberto Coutinho Mendes, entregaram um quadro com os cartões para a doutora Elisa Larkin Nascimento, esposa de Abdias, ontem (dia 1º), em solenidade, no teatro Zaqueu de Melo.
HomAbdiasLJ2P
 “Com este ato estamos continuando a obra de Abdias do Nascimento, como a educação em tempo integral e as políticas em combate ao racismo”, disse o prefeito Barbosa Neto.  

Elisa Larkin Nascimento, doutora em psicologia pela USP, co-fundadora e atual diretora presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), ficou bastante emocionada com a homenagem. A referência da Sercomtel, como empresa pública, a fez lembrar da memória de Leonel Brizola, quando encampou a Companhia Telefônica Riograndense, filial da ITT, no Rio Grande do Sul, na década de 60.

Ela também ficou bastante contente com a educação em tempo integral. Elisa Nascimento entregou para o prefeito o livro “Africa Brasil”, que publica obras plásticas de Abdias do Nascimento.  

Elisa Larkin Nascimento abordou na sequência da homenagem  o papel da educação no combate ao racismo e discriminação racial dentro da sociedade, em uma conferência magna aos professores da rede municipal de ensino, intitulada “Educação e saberes plurais: o papel da escola e do professor”.

Também estiveram na solenidade, a secretária de Educação, Karin Sabec Viana; o secretário de Cultura, Leonardo Ramos; o presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, José Mendes e a gestora municipal de políticas públicas para Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos