Mais de 1.200 atletas participaram da 11º Prova Pedestre
Em comemoração ao 77º aniversário da cidade, os quenianos se destacaram e vencerem as provas (masculino e feminino)
Na manhã de ontem (11), mais de 1.200 atletas acordaram mais cedo para participar da 11º edição da Prova Pedestre Cidade de Londrina, em comemoração ao 77º aniversário da cidade. No entanto, na tradicional prova dos 10 km, quem brilhou foram os quenianos, que venceram no masculino e feminino, com Barnabas Kiplagat Kosgei e Nancy Jepkosgei, respectivamente.
Entre os homens, a segunda posição ficou com o atleta da Tanzânia, Nelson Mbuya, e outro queniano, Jonah Kiplagat Kemboi, terminou em terceiro. Já entre as mulheres, Bornes Jepkirui Kitur, do Quênia, foi a segunda colocada e a brasileira, Joziane da Silva Cardoso, moradora de Nova Santa Bárbara, a 76 quilômetros de Londrina, ficou em terceiro.
No percurso mais curto de 4 km, os três primeiros colocados na classificação geral foram Helker Gatto Rigone, Alan Matias e Ewerton Sirilo. E, no feminino, as vencedoras foram Tatiane Raquel da Silva, Franciele Maria de Oliveira e Ana Cláudia Carolina Vargas.
De acordo com o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Vilalta, quem ganhou o presente foi a população londrinense. “O saldo foi bastante positivo, tanto pela corrida, quanto pela organização. Recebemos muitos elogios, principalmente, dos atletas internacionais. É uma prova já tradicional, que consolida, ainda mais, Londrina no cenário esportivo”, disse.
Vilalta destacou o apoio dos londrinenses aos atletas, durante todo percurso. “Nós notamos o incentivo em toda prova. Eram gritos, palmas, alguns corriam do lado até determinado trecho. O mais legal foi ver esse retorno positivo da população”, enalteceu.
Plantio de 1.500 mudas no Parque João Milanez
Em comemoração aos 77 anos de Londrina, o prefeito Barbosa Neto, acompanhado do secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, do presidente da FEL, Claudemir Vilalta, e de diversos atletas que competiram na 11ª edição da Prova Pedestre Cidade de Londrina, plantaram 1.500 mudas de árvores nativas no Parque Municipal João Milanez.
A ação denominada “Protegendo a Natureza” recebeu elogio do prefeito Barbosa Neto. “Este é um presente que vocês dão a Londrina. A partir de agora, todas as competições, que forem disputadas na cidade, terão que ter carbono calculado e as àrvores plantadas, em compensação, com vistas ao título de carbono zero, como a prefeitura fez, exemplarmente,” disse o prefeito.
O secretário de Ambiente, José Novaes Faraco, lembrou, aos atletas, o estado em que se encontrava o Parque João Milanez, antiga Fazenda Refúgio. “Desocupamos um lixão e o transformamos no maior parque municipal da região metropolitana”, contou.
Faraco disse que, com as melhorias feitas pela Prefeitura, como o plantio de 40 mil mudas de árvore, o viveiro de flores, o centro de zoonoses, horta comunitária, valorizaram o espaço que tem um valor estimado em R$ 100 milhões.