Conselheiros tomam posse em Londrina
Os conselheiros do COMAD, CONSEA, CMEL, CMDP e do CMC participaram da solenidade de posse
Tomaram posse hoje (12), às 14h30, os membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras drogas (COMAD), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDP) e do Conselho Municipal de Contribuintes (CMC). A solenidade aconteceu no saguão da Prefeitura, na av. Duque de Caxias, 635.Estiveram presentes, além do prefeito Barbosa Neto, secretários municipais e vereadores.
Os conselheiros que tomaram posse, hoje, foram eleitos em conferências e têm mandato de dois anos. A constituição da diretoria de cada um é feita mediante eleição entre os pares (sociedade civil ou membros do governo). Em Londrina, apenas o CONSEA destinou a vaga da presidência especificamente para um representante da sociedade civil.
A cidade tem 26 conselhos de políticas públicas. Segundo a presidente da Casa dos Conselhos, Heloisa Botelho, essas entidades contribuem para a governabilidade municipal, ao conhecerem as necessidades da sociedade e proporem propostas de políticas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. ”O conselho pode ser fiscalizador, deliberativo e deve ser propositivo”, afirmou a presidente.
O prefeito Barbosa Neto, também, disse que busca governar com transparência e realizar uma gestão democrática, por isso, a importância dos conselhos. “Cada vez mais, temos buscado ser ouvidos e ouvir a voz dos conselhos”, alegou o prefeito. Barbosa Neto lembrou o aumento salarial dos conselheiros tutelares e a construção da Casa dos Conselhos de Londrina.
Através do Decreto 1.004, o município designou os 22 conselheiros e suplentes que representarão o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, durante a gestão de 2011 a 2013. Já pelo Decreto 1.090, ficaram designados sete conselheiros e suplentes para liderar o Conselho Municipal de Contribuintes.
O Decreto 1.155, assinado hoje, designou os 17 conselheiros e suplentes do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, para atuarem durante o período de 2011 a 2013. O Decreto 1.239 instituiu os 18 membros titulares e seus suplentes para representar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina, na gestão de 2012 a 2013.
Por último, com o Decreto 1.235, instituíram-se os 19 titulares e seus suplentes, que vão constituir as políticas para o Conselho Municipal de Educação de Londrina, durante os anos de 2012 a 2013 e 2012 a 2015.
Fotos: Luiz Jacobs