Grupo de teatro londrinense ganha três prêmios Gralha Azul
Premiação é inédita para a cidade; prêmio é considerado o mais importante do teatro paranaense
A companhia de teatro londrinense “Núcleo Às de Paus” ganhou três prêmios do Troféu Gralha Azul, com a peça “A Pereira da Tia Miséria”, na terça-feira (13), no Teatro Guairinha, em Curitiba. Os prêmios foram para a categoria de melhor espetáculo de rua, melhor figurino e de melhor ator para Guilherme Kirsheim.
É a primeira vez que um grupo teatral de Londrina conquista o Troféu Gralha Azul. Em 32 anos de
premiação, nenhuma escola de teatro fora de Curitiba havia sido premiada com o troféu de melhor espetáculo. A companhia de teatro tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – o Promic, da Secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo vencedor foi montado com a ajuda deste incentivo, em 2010.
Para o secretário Municipal de Cultura, Leonardo Ramos, o prêmio representa para a cidade uma oportunidade de demonstrar a qualidade do trabalho realizado na Escola Municipal de Teatro e a importância do incentivo municipal do Promic. Além disso, Leonardo Ramos lembra que a companhia soube otimizar os recursos públicos investidos.
O secretário afirma que o grupo serve de exemplo para os demais interessados em enviar projetos ao Promic, porque aproveitaram o investimento para montar a peça e comprar figurinos, em 2010. Em 2011, os atores divulgaram o espetáculo em diversos festivais e encontros culturais. E, para 2012, o grupo já enviou novo projeto ao Promic, que será analisado.
Para participar da premiação Troféu Gralha Azul, os atores precisam se inscrever e se apresentar perante um jurado de cinco pessoas, em Curitiba. Neste ano, 45 companhias de teatro concorreram, sendo que, em cada categoria, houve cinco indicados aos prêmios. Nas três categorias indicadas ao prêmio, a companhia “Núcleo Às de Paus” ganhou os três.
Para a integrante do grupo londrinense, Bruna Stephanie, o troféu representa o reconhecimento do trabalho realizado. “É uma satisfação muito grande ver que nosso trabalho foi reconhecido, ainda mais porque é a primeira vez que um grupo fora [de Curitiba] ganha o prêmio de melhor espetáculo”, disse.
A atriz ainda lembra que a Escola Municipal de Teatro de Londrina foi muito importante para a trajetória dos atores, porque todos estudaram nela. “Nosso grupo se conheceu na escola municipal de teatro e se formou lá. Não tem como esquecer isso, porque toda nossa técnica e formação profissional vêm de lá”, afirmou a integrante do núcleo.
Para a atriz, o Promic é importante para o município e para o desenvolvimento da cultura local, porque, se o grupo não tivesse o auxílio da lei de incentivo, não teria condições para montar a peça, que nesta semana foi vencedora. O grupo espera continuar divulgando o espetáculo durante 2012 e montar novas peças.