ProJovem Adolescente vai selecionar 200 jovens para 2012
Ontem, 130 adolescentes de 13 a 17 anos participaram da formatura realizada na sede da Epesmel
O prefeito Barbosa Neto participou, ontem (14), da formatura de 130 jovens de 13 a 17 anos, de todas as regiões da cidade, que concluíram o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Adolescente, realizado pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Provopar e a Epesmel.
Para dar sequência ao processo de formação, estes jovens estão sendo encaminhados para cursos profissionalizantes, inclusive para o ProJovem Trabalhador. “Estamos amparando estes jovens, em todas as suas fases, para formar verdadeiros cidadãos”, destacou Adriana Cruz, gerente dos Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Assistência Social.
Conforme a gerente, a Prefeitura vai selecionar outros 200 adolescentes para participarem do ProJovem no próximo ano. “A escolha é feita entre os filhos de famílias inscritas no Cadastro Único e que recebem o Bolsa Família”, afirmou
De acordo com Adriana, o programa objetiva promover atividades de convivência social, participação cidadã e formação técnica geral aos jovens de baixa renda do município. Os participantes do ProJovem têm direito à bolsa-auxílio no valor de R$ 100, vale transporte, material pedagógico, uniformes e lanche. O curso tem duração de dois anos. Para participar, não é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio.
“O programa realiza atividades voltadas à cidadania e à cultura. Os profissionais elaboram projetos e debates com os jovens sobre diversas áreas, como meio ambiente, cultura, trabalho, saúde, direitos humanos e socioassistenciais”, concluiu.
A gerente do Provopar, Ana Lúcia Conde, destacou os benefícios criados pelo Prefeito Barbosa Neto, quando introduziu o pagamento da bolsa de R$ 100,00 para os adolescentes. “Foi muito importante, porque os jovens precisavam de um apoio financeiro”, destacou.
Barbosa Neto, em seu discurso na solenidade de formatura, enfatizou que, além da Bolsa Adolescente, recentemente, doou 36 computadores ao Centro de Formação Cidadã (CFC) e ProJovem, por meio da Sercomtel. A secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali, participou da solenidade.
Foto: Vivian Honorato