Prefeito entrega 44ª academia ao ar livre no Jardim Castelo
Barbosa Neto disse, na solenidade, que pretende instalar escola de tempo integral na região
Os moradores do jardim Castelo, na região leste, receberam, na sexta-feira (16), a 44ª academia ao ar livre. O equipamento público de lazer e esporte foi instalado na praça da Santa, que fica no encontro das ruas Boré, Guaira e Ceará.
O prefeito Barbosa Neto esteve presente na solenidade de entrega, junto com a secretária do Idoso, em exercício, Rosângela Cebulski, e os secretários do Ambiente, José Novaes Faraco, e da Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo.
Diversos populares acompanharam a entrega e manifestaram contentamento com a ação da prefeitura. “Fazia muito tempo que nenhum prefeito fazia nada por esta praça”, disse Valdemar Meneghetti, morador há 42 anos no bairro. “Estou contente com o Barbosa e sei que ele vai fazer muita coisa para a gente”, completou.
Entre as benfeitorias que estão para acontecer na região, o prefeito comunicou aos moradores o projeto da Prefeitura de transformar o Estádio Uadi Chaiben em uma escola modelo de tempo integral. “Temos R$ 14 milhões, em caixa, reservados para este investimento. Nós estamos brigando na Justiça para devolver este espaço à comunidade”, afirmou.
Ele se referiu à disputa judicial da área que está sob o comando da Associação Portuguesa Londrinense. Barbosa disse que o projeto, além da escola de tempo integral para 3 mil estudantes, também inclui área de lazer para a comunidade, como ciclovia, pistas de caminhada e skate, quadra poliesportiva, piscina, entre outros. Outra benfeitoria incorporada na praça é a instalação de um parque infantil para as crianças.
A Secretária Municipal do Idoso, em exercício, Rosângela Cebulski, destacou que a academia no jardim Castelo é a 44ª já entregue pela administração e que a meta é chegar em 75 até dezembro de 2012. Ela lembrou que não se trata de academia, mas bebedouro e iluminação, que acompanham este aparelho de lazer. Ela disse, ainda, que às terças, quintas e aos sábados, das 7h30 às 10h30, estagiários de educação física vão orientar a população sobre a maneira correta de utilizar os aparelhos.
A 44ª academia disponibiliza alongadores, simuladores de caminhada e cavalgada, esqui multiexercitador, aparelho de remada sentado, de pressão de pernas, rotação dupla diagonal, vertical e de surf. Os módulos são duplos, com capacidade para até 50 pessoas.
O projeto conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e as secretarias do Meio Ambiente (Sema), Saúde e Obras.
No portal da Prefeitura (http://www1.londrina.pr.gov.br/), está disponível o manual de utilização dos aparelhos aos iniciantes.
Fotos: Vivian Honorato